Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Objetivo é diminuir burocracia e evitar desperdício de tempo e recursos
Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei nº 5.622/13, do deputado Guilherme Campos (PSD-SP), que dispensa as empresas de prestar informações em duplicidade ao governo federal. Pelo texto, as empresas ficam desobrigadas de atender a solicitações ordinárias de informações trabalhistas, financeiras, contábeis e fiscais, quando já tiverem fornecido os mesmos dados a qualquer outro órgão integrante do governo.
O deputado explicou à Agência Câmara que solicitações ordinárias de informação são aquelas requeridas por órgão público sem destinatário certo. Ele citou como exemplo a grande quantidade de declarações, demonstrativos e guias que deve ser preenchida periodicamente para a Receita Federal, a Previdência Social e o Banco Central. “Essas exigências”, diz ele, “tornam a rotina das empresas bastante burocrática, com o desperdício de tempo e recursos.”
O objetivo da proposta, explica Campos, é obrigar o governo a se organizar e racionalizar suas solicitações, a fim de melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Ele esclarece que a proibição não se aplica a processo fiscalizatório individualizado, licitações, convênios, termos de repasse ou contratos com a União.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição: Costábile Nicoletta
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBPT
http://www.robertodiasduarte.com.br/index.php/projeto-dispensa-empr...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano