Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Cerca de 400 pessoas estiveram presentes na tarde desta terça-feira, dia 5, na sede do Sistema FIRJAN, para assistir ao seminário que debateu o projeto eSocial, do governo federal.
Objetivo dessa nova plataforma é unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, de forma que todos os eventos trabalhistas fiquem a disposição em um ambiente virtual ao qual todos os envolvidos terão acesso.
Cerca de 400 pessoas lotaram o auditório na FIRJAN. Fotos/Fabiano Veneza |
A migração para esse modelo de envio de dados será obrigatória a partir do ano que vem. Ele promete grandes benefícios para as empresas, como redução de custos e uma maior qualidade das informações prestadas, mas também um impacto significativo na forma como as empresas repassam as informações como, por exemplo, recolhimento de FGTS e contribuição previdenciária.
Advogada chefe da Divisão Tributária do Sistema FIRJAN, Cheryl Berno, alerta: É aconselhável que os empregadores procurem conhecer bem o projeto para, desta forma, facilitar a sua implantação quando o eSocial se tornar obrigatório”.
Representantes da Receita Federal, Caixa Econômica Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego, explicaram como funcionará o novo sistema, seus objetivos, além de responderem a diversas perguntas encaminhadas pelo público.
O coordenador do projeto eSocial no Ministério do Trabalho e Emprego, José Maia, afirma que haverá diversos benefícios tanto para as empresas, quanto para empregadores: “Acreditamos muito nesse projeto e tenho certeza que todos irão perceber a importância dele para esse novo sistema de envio dos eventos trabalhistas. Os empregadores poderão prestar as informações de forma unificada, simples e prática, minimizando os erros e reduzindo custos”.
José Maia mostrou que o Brasil é o pior país no quesito “tempo gasto para pagar impostos”, devido a grande burocracia. Além disso, hoje a possibilidade de fraude é muito grande devido à complexidade dos sistemas que disponibilizam as informações.
Adilson Bastos, supervisor regional do projeto eSocial na Receita Federal do Brasil, apresentou uma abordagem técnica da nova sistemática e garantiu que o sigilo fiscal continuará sendo o mesmo: “As inclusões das informações acontecerão automaticamente de forma online, ficando disponível em uma plataforma ou ambiente virtual, afim de que empregadores e órgãos fiscalizadores tenham acesso ao sistema. Além disso, existirão várias validações para as inclusões dos empregadores e o sigilo fiscal continuará sendo garantido”.
Adilson Bastos durante sua apresentação no seminário |
Garantir os direitos dos trabalhadores, simplificar o cumprimento das obrigações pelos empregadores e aprimorar a qualidade da informação prestada ao Estado, foram outros benefícios apontados pelos participantes, como o gerente do FGTS da Caixa Econômica Federal, Rafael Bagatini. “É um desafio muito grande a implementação do eSocial, mas o importante é que ele será usado para o benefício da sociedade. No entanto, para que tudo dê certo, teremos de nos adequar a esse novo processo de trabalho”, concluiu Bagatini.
eSocial em Petrópolis
O primeiro grupo de empresas que começará a utilizar o novo sistema está previsto para abril de 2014. No próximo dia 18, o eSocial também será tema do seminário que será realizado em Petrópolis, no Teatro Dom Pedro, das 14 às 17h.
A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelos telefones 0800 0231 231, 4002 0231, (24) 2237-8635 ou (24) 2246-0299. Também é possível se inscrever pelos e-mails faleconosco@firjan.org.br ou cmatta@firjan.org.br.
Saiba mais: Sistema FIRJAN promoverá no dia 18 de novembro palestra sobre eSoci...
http://www.joseadriano.com.br/profiles/blog/managePosts?page=3
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano