Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A Receita Federal decidiu apertar o cerco e acelerar a cobrança de impostos, apurados na declaração mensal das grandes e médias empresas. A cobrança, que levava até oito meses, passa a ser mensal e virtual, informou o subsecretário de Arrecadação, Cobrança e Atendimento, Carlos Roberto Occaso.
O novo processo começa este mês, a partir da apresentação da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) por cerca de 1,6 milhão de companhias de médio e grande porte. Pequenas empresas inscritas no Simples Nacional estão fora do processo.
Ao anunciar a novidade, possível “a partir de investimentos” feitos pelo Fisco para agilizar o batimento de dados via internet, Occaso explicou que, em primeiro lugar, vai intimar quem tem débitos declarados na DCTF, e não liquidados, no período entre agosto de 2010 e janeiro de 2011. Assim, esta semana a Receita começa a intimar cerca de 440 mil empresas com débitos tributários de cerca de R$ 6 bilhões.
Occaso explicou que, na DCTF, as empresas informam ao Fisco, todo mês, quanto lucraram e o imposto a pagar. Se pagaram ou compensaram o saldo a pagar, a Receita apura se as informações são verdadeiras. Se o débito não tinha sido liquidado, no processo anterior o Fisco podia levar até oito meses para saber.
A partir deste mês, segundo Occaso, o cruzamento de dados será automático, no mês seguinte à entrega da DCTF. Se houver alguma pendência, a empresa receberá o aviso, até 15 dias depois, na caixa postal virtual que cada contribuinte cadastrado tem no sítio da Receita. A empresa com pendências terá 30 dias, após o aviso do Fisco, para regularizar a situação tributária, informou.
Fonte: Valor Econômico
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano