Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Por Luciana Otoni
A Receita Federal coloca em prática ainda neste mês o sistema de malha fina para o contribuinte pessoa jurídica, por meio do qual as cerca de 4 milhões de empresas em atividade no país serão informadas diariamente sobre inconsistências no pagamento de tributos federais.
A medida representará um reforço adicional para a cobrança de 41,9 bilhões de reais em débitos de grandes devedores.
Para a Receita, a nova malha fina dará ao contribuinte uma percepção maior da capacidade de controle do fisco.
“Com a percepção de que a Receita tem rigor na conferência dos tributos declarados, nós podemos aumentar a arrecadação espontânea… E uma malha fina vai influenciar o procedimento futuro do contribuinte”, disse o subsecretário de Arrecadação do órgão, Carlos Roberto Occaso.
O sistema de malha fina de empresas fará uma análise diária dos documentos obrigatórios de arrecadação de impostos das companhias com o objetivo de detectar tributos que foram declarados e não foram pagos.
Quando inconsistências forem detectadas, a malha fina emitirá e enviará automaticamente um extrato ao contribuinte, alertando-o do ocorrido, em uma ação que representa um controle sistemático sobre o pagamento dos tributos.
Occaso informou que esse sistema estava em fase de funcionamento experimental em São Paulo e que até o fim deste mês passará a ter abrangência nacional.
TRIBUTOS ATRASADOS
Balanço apresentado nesta quarta-feira pela Receita mostrou que em 2012 o órgão cobrou 143,3 bilhões de reais em impostos atrasados, mas conseguiu recuperar efetivamente 45 bilhões de reais, 11,5 por cento maior que o montante apurado em 2011.
Do total recuperado, 41,2 bilhões de reais foram pagamentos feitos por empresas e o restante por contribuintes pessoa física.
Para 2013, a estratégia de cobrança da Receita terá, além do reforço da malha fina de empresas, uma ação de cobrança direcionada a grandes contribuintes. O órgão selecionou 184 grandes companhias de diversos setores que devem 6,8 bilhões de reais em tributos atrasados e que serão objeto de ações especiais por meio da intensificação da cobrança.
A Receita tem tentado aumentar a recuperação de impostos atrasados como forma de compensar parcialmente o resultado fraco da arrecadação corrente. Em 2012, a Receita teve alta na arrecadação real de apenas 0,70 por cento.
Fonte: br.reuters.com
http://www.robertodiasduarte.com.br/index.php/receita-federal-impla...
Comentar
Receita lança malha fina para grandes empresas neste mês
Dados de 2 declarações serão cruzados e totalizam 4 milhões de empresas.
No futuro, declarações de micro e pequenas também serão cruzadas.
Entrará em vigor, no fim deste mês, uma malha fina para as grandes empresas do país, informou nesta quarta-feira (20) a Secretaria da Receita Federal.
O sistema é relativo à Declaração de Débitos da Pessoa Jurídica (DCTF) englobando, em conjunto com a Declaração de Contribuições Previdenciárias (GFIP), cerca de quatro milhões de pessoas jurídicas.
Entretanto, ainda não está sendo implementada, neste momento, uma malha fina para a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), considerada a declaração do IR de empresas, assim como também não entrará em vigor, ainda, a malha fina para o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS) - que envolve micro e pequenas empresas.
"É a primeira vez que a Receita Federal implementa a malha para a DCTF, a declaração de débitos da pessoa jurídica. Todos os tributos são declarados pelo contribuinte pela DCTF ou GFIP, que são mensais. Todo mês, essas informações passarão [pela malha fina] e será emitido um extrato [de cobrança] no caso de inconsistência", declarou o subsecretário de Arrecadação do Fisco, Carlos Roberto Occaso.
Fonte: G1 Globo
http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2013/02/receita-feder...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano