por FinancialWeb
13/05/2010
Fornecedores e clientes com cadastro irregular podem emperrar andamento de compra e venda de mercadorias e comprometer cadeia produtiva
As novas determinações da Receita Federal para o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) podem causar muitos transtornos às companhias que não fizeram os investimentos necessários para corrigir o cadastro de clientes e fornecedores. De acordo com a consultoria CCA, o impacto deve ser sentido mais fortemente nas Pequenas e Médias Empresas (PMES).
As regras para emissão de nota fiscal exigem que tais dados estejam impecavelmente atualizados. Caso contrário, não será possível efetuar a emissão do documento. Se por qualquer motivo a empresa não tenha regularizado seu cadastro junto aos órgãos públicos e fizer um pedido a um fornecedor para a compra de matérias primas ou insumos, este fornecedor não conseguirá emitir sua NF e, consequentemente, ficará impossibilitado de entregar a mercadoria.
Segundo a consultoria, numa situação inversa (onde o fornecedor esteja com cadastro irregular) pode haver, ainda, a necessidade de uma empresa ter que trocar de fornecedor de uma hora para a outra. O cenário afetaria condições especiais de preço e pagamento, por exemplo.
De acordo com a CCA, é hora de as correrem atrás do tempo perdido e implantar as soluções fiscais necessárias, investindo não apenas em tecnologia, mas processos. Se bem feita, essa adequação pode agregar valor aos negócios.
http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=68077
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano