Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Por Whendeo Bernardo
As organizações estão cada vez mais atentas as novas oportunidades que o mercado oferece, e não poderia ser diferente, afinal, as mudanças são cada vez mais constantes. Mas para que estas sejam aproveitadas é necessário entender melhor as ferramentas intrínsecas as empresas, o que elas possuem, seus pontos fortes e fracos. Para que uma empresa aproveite as vantagens e esteja preparada para as possíveis desvantagens que o mercado propicie é conveniente que, primeiro, olhe para dentro de si e pergunte “o que eu posso fazer?”, “quais recursos tenho e são forças que não estou aproveitando?”, depois arregace as mangas e ponha a mão na massa. Afinal, “nem relógio trabalha de graça”, tudo tem um preço.
A engrenagem que dá vida as empresas se chama “pessoas”, e não falo apendas dos clientes, mas também dos investidores, fornecedores e funcionários. Os parceiros de uma organização. Podemos encontra-las em todos os níveis de uma organização. Em via de regra, as empresas são fundadas por investidores (pessoas), existem para seus clientes (pessoas), comercializam produtos de fornecedores (pessoas) e são compostas por funcionários (pessoas). Fica fácil entender a importância que as pessoas assumem dentro das organizações. Contudo, neste texto, iremos nos reter a importância que os colaboradores assumem e como o RH estratégico pode utilizar-se deste recurso para alcançar as metas da organização.
O RH de uma empresa é a departamento que cuida das questões relacionadas aos empregados. É muito comum usarmos a sigla DP – Departamento Pessoal, para identificarmos a área que cuida das questões mais burocráticas, como, por exemplo, questões de leis trabalhista, folha de pagamento, relação com os sindicatos de classe, etc. E usarmos a própria sigla RH para identificarmos a área que cuida de questões estratégicas relacionadas as pessoas, como motivação, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e assim por diante.
A gestão de pessoas é de responsabilidade do RH e serve como um elo entre a empresa e os funcionários, conciliando objetivos que tantas vezes parecem paradoxais. O que podemos perceber é que as constantes mudanças no mercado enfatizam ainda mais a importância do RH estratégico dentro das empresas, a escassez de mão de obra qualificada e a luta para reter talentos – pessoas que façam a diferença – dentro das empresas, são alguns exemplos. Por isto as organizações investem cada vez mais na ferramenta RH, na construção de processos que agreguem valor a seus funcionários e tornem a empresa um lugar atraente – no sentido de atrair novos talentos e reter os atuais – e competitivo em relação as outras empresas do mercado.
Quando falamos em estratégia, estamos falando do plano traçado para alcançar as metas da organização, para chegar ao olimpo e conquistar a visão de nossa empresa. Não podemos esquecer que as organizações existem para seus clientes, e a satisfação de suas necessidades é a maior das obrigações de uma empresa. Para isto precisamos de funcionários capacitados, engajados e motivados. Precisamos de um RH desenvolvido e que tenha participação nas decisões da empresa. Precisamos de estratégicas alinhadas aos processos operacionais, e que garantam o alcance das metas.
http://www.rhblog.com.br/recrutamento-e-selecao/rh-estrategico-uma-...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano