Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Por Marcos Santana
Criado pela Receita Federal para melhorar o controle e fiscalização de tributos em todo o território nacional, o Sped fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital) é tema de discussões esta semana entre a Federação do Comércio e entidades representativas do comércio em Rondônia, no interior do Estado. As reuniões iniciam nesta terça-feira (17) em Vilhena e terminam na próxima sexta, em Ariquemes.
Nas reuniões, estarão presentes do coordenador do CRE, Alessandro Scultetus, técnicos da Sefin, e representantes da Facer, FCDL, Conselho Regional de Contabilidade e Sindicato das Empresas de Contabilidade. A finalidade das reuniões é alertar aos empresários sobre a nova exigência, mostrando também seus objetivos e necessidades de implantação. A maioria do empresariado rondoniense ainda desconhece o SPED.
A implantação do Sped foi discutido na semana passada, na sala de Reuniões da Coordenadoria da Receita Estadual (CRE) entre a Fecomércio, empresários, contabilistas e técnicos da Coordenadoria. O novo sistema vem sendo bastante criticado por causa da dificuldade de sua implantação, com o agravante de que há riscos de multa no valor de R$ 5 mil para empresários que não aderirem à nova sistemática.
De acordo com o superintendente da Fecomercio-RO, Rubens Nascimento, a ferramenta pode até resolver o problema de controle fiscal do Governo, mas impõe novas obrigações ao bolso do empresariado, seja através do investimento em treinamento de empregado, ou na compra de equipamento. Rubens defende a postergação do prazo de implantação do Sped para evitar prejuízos ao empresariado.
Baseado em estatísticas recentes e opiniões de especialistas sobre a implantação do SPED, o representante da Fecomércio-RO disse que 90% das empresas brasileiras enfrentam dificuldades em lidar com a ferramenta e que somente em dois anos é que as empresas estarão mais aptas para a utilização da ferramenta. “Não somos contra a idéia de controle pelo Fisco. Apenas defendemos que o Governo precisa dar mais tempo para sua efetivação. A implantação do Sped significa uma mudança radical para a qual o nosso empresariado ainda não está preparado”, ressalta.
O SPED constitui-se em um arquivo digital, com um conjunto de informações referentes às operações, prestações de serviços e apuração de impostos do contribuinte. Também é conhecido por Livro Eletrônico porque substitui livros fiscais (de entrada, saída, de inventário, de apuração do IPI, de apuração do ICMS).
http://www.ariquemesonline.com.br/textos.asp?codigo=29926
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano