Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Na próxima semana, de segunda (29) a quinta-feira (2/12), Santa Catarina será sede do maior evento do fisco brasileiro: o 15º Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital. Com apoio da Secretaria de Estado da Fazenda, o evento é organizado pela Sindicato dos Fiscais da Fazenda de Santa Catarina - Sindifisco. O Estado disputou a realização do Congresso, que acontece a cada três anos, com Bahia, Sergipe, Paraíba e Mato Grosso do Sul.
São esperados 1400 fiscais de todo o país que vão estar reunidos em Florianópolis pelo fortalecimento da administração tributária. O tema central do evento é “Um fisco melhor para um Brasil maior”. A abertura será segunda-feira (29) às 20h no Costão do Santinho. A programação prevê, além dos trabalhos técnicos e da eleição da nova diretoria da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), paineis com temas de interesse público.
Para o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, a realização do evento em Santa Catarina este ano vem coroar um trabalho vitorioso do Fisco catarinense. “Nos últimos anos superamos grandes dificuldades e mostramos que, com planejamento e inteligência fiscal, é possível arrecadar melhor, com menos punição e mais orientação. O Congresso Nacional será uma oportunidade de socializar este trabalho e também aprender com experiências de outros Estados e países”.
Na terça-feira, dia 30 o administador central de Apoio Jurídico do SAT do México, José Gerardo Cordova, o diretor do Departamento de Inspeção Financeira e Tributária da Agência Estatal de Administração Tributária da Espanha, Juan Cano Garcia e a doutora em Direito da UFPR, Adriana da Costa Ricardo Schier, discutem a Lei Orgânica da Administração Tributária e a importância da autonomia do Fisco para a sociedade. “O fisco vem ganhando importância social à medida que, cada vez mais, seu trabalho se torna fundamental para a administração pública e, consequentemente, para o cidadão. Os profissionais da categoria tem papel fundamental no quadro político e social, uma vez que os governos dependem de arrecadação, onde o combate à sonegação é essencial para a garantia dos recursos necessários ao atendimento das demandas da sociedade”, explica o presidente do Sindifisco, Fabiano Dadam Nau.
A previdência social no serviço público é tema do painel da Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil, Clemilce Sanfim de Carvalho e do diretor da Secretaria de Políticas da Previdência Social, Delúbio Gomes Pereira da Silva, também no dia 30.
Na quarta-feira (1º/12), destaque para a “Transparência na Aplicação das Receitas Públicas como Instrumento de Promoção da Cidadania”. Marciano Buffon, doutor em Direito, e Rudá Ricci, sociólogo, vão abordar a questão. Santa Catarina é referência positiva no tema. Este ano, no primeiro índice de transparência da gestão pública, o Estado ficou na sexta melhor colocação, de acordo com a Ong Contas Abertas.
Desafios do Sindicalismo Público Brasileiro é o tema do quarto painel, também na quarta-feira, onde se procurará demonstrar quais as barreiras que se deverá enfrentar para se ter um sindicalismo de resultados positivos tanto para a sociedade quanto para os integrantes da categoria. Falarão sobre o tema dois grandes conhecedores: Robertônio Santos Pessoa, Doutor em Direito, e Valério Arcary, Doutor em História Social.
Para encerrar o evento na quinta-feira, a organização trará o comentarista econômico Luiz Nassif, que vai traçar perspectivas político econômicas para o Brasil de acordo com o resultados das urnas de outubro.
O presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital - Fenafisco, Rogério Macanhão, lembra que outros temas inevitavelmente entrarão em pauta. “Como não poderia deixar de ser, os participantes deverão discutir reforma tributária, CPMF e andamento da PEC 186, que trata, entre outros temas, da Lei Orgânica do Fisco e dá maior autonomia da administração tributária”, antecipa.
Ecologicamente correto - Uma peculiaridade do evento é a preocupação ambiental: além de utilização de papel reciclável em todo o encontro, a organização irá doar as sobras de material reutilizável (plásticos, papéis, banners) para uma entidade de Florianópolis que trabalha com reciclagem. Outra inovação importante será a neutralização da emissão de carbono: serão plantadas 1.888 mudas de árvores, conforme cálculo estimado pela Ong Andaterra.
A programação completa do Congresso pode ser consultada em www.xvconafisco.org.br
Informações adicionais: jornalista Aline Cabral Vaz, telefone (48) 3215-1575, e-mail avaz@sef.sc.gov.br.
Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) de Santa Catarina
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano