O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo (Sescon/SP) encaminhou à Secretaria da Receita Federal pedido para suspensão por um período de seis meses do uso de certificação digital pra o cumprimento de algumas obrigações acessórias.
Em comunicado publicado na página da entidade na internet, o presidente José Maria Chapina Alcazar, informa que foi solicitada, também, a prorrogação do prazo de entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD), que terminou no último dia do mês de julho.
O principal argumento para suspensão temporária do uso da certificação digital é a dificuldade enfrentada pelas empresas para adequação aos processos relacionados à utilização da ferramenta.
O Sescon chama a atenção, ainda, para a sobreposição de prazos de diversas exigências fiscais. Além do SPED Contábil, o contribuinte deveria entregar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ 2010).
Todos esses fatores, “somados às inconstâncias e instabilidades do sistema de recepção de documentos da Receita Federal impediu o cumprimento das obrigações por grande parte dos contribuintes”, diz o comunicado.
O presidente do Sescon/SP lembra que pouco mais da metade das empresas entregaram a DIPJ 2010 dentro do prazo estabelecido, 30 de junho. Por esse motivo, a Receita Federal estendeu o prazo de entrega da declaração para o final de julho.
Agora, além de reiterar a necessidade de prorrogação também do SPED Contábil, que venceu nesta quinta-feira, a entidade pede a dispensa da certificação digital tanto para essa como para qualquer outra obrigação num período de seis meses. “Esse tempo será de grande valia para que os contribuintes adquiram e de adaptem à ferramenta”.
http://www.tiinside.com.br/05/07/2010/sescon-sp-pede-mais-tempo-par...
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano