Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Carência no país deverá chegar a 117 mil profissionais até o próximo ano
Alvo de investimentos cada vez maiores, o segmento de tecnologia da informação e comunicação cresce a passos largos no Brasil e já movimenta mais de US$ 60 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes). Mas, ao mesmo tempo em que o setor evolui, atraindo um grande número de empresas, ele esbarra na falta de mão de obra qualificada.
De acordo com pesquisa realizada pelo International Data Corporation (IDC), atualmente, o país apresenta uma carência de quase 40 mil profissionais de tecnologia e, até 2015, esse número deve chegar a 117 mil. Em Minas Gerais, empresas do setor desenvolvem estratégias para superar o problema.
Há 20 anos no mercado de softwares em Belo Horizonte, a Mastermaq Softwares encontrou na qualificação interna a solução para o problema da carência de profissionais qualificados. Segundo a gerente de Pessoas da empresa, Cristina Franco, como todos os processos da empresa estão diretamente ligados à TI, a dificuldade de achar mão de obra está nos diferentes setores. “Nossos serviços exigem alto grau de qualificação dos funcionários, desde o desenvolvimento do software até a venda, pois quem vai comercializar também precisa entender a demanda do cliente”, explica.
Para resolver a questão, a empresa investe na qualificação dos funcionários e na formação de estagiários e jovens aprendizes. Para isso, a empresa tem a academia corporativa, departamento que oferece treinamentos e cursos para os profissionais da Mastermaq e também para os funcionários dos clientes da empresa. “Também temos um programa de estágio e de jovem aprendiz, que identificam no mercado pessoas com pouca experiência, mas com grande capacidade de aprendizado e aderência à nossa cultura. Muitos que foram treinados lá dentro tiveram a oportunidade de fazer carreira na empresa”, afirma.
Além das estratégias internas da empresa, a gerente acredita que o governo e as próprias escolas com cursos na área de TI poderiam ajudar a resolver esse problema de falta de mão de obra. Ela afirma que, apesar do aumento da oferta de cursos técnicos e graduações na área, o profissional ainda chega ao mercado sem a expertise necessária. “É preciso investir na aproximação das escolas com o mundo corporativo para que esses alunos tenham maior noção da prática no mercado de trabalho e não saiam tão crus e imaturos”, propõe.
Fonte: Diário do Comércio
http://blog.mastermaq.com.br/setor-de-ti-enfrenta-falta-de-mao-de-o...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano