Superintendente da Receita Federal em Minas Gerais, Hermano Lemos de Avelar Machado, visitou ontem a delegacia de Uberaba e mostrou seu plano de gestão no posto, além de ter reforçado metas estabelecidas pela instituição no âmbito nacional. Recomendações para a utilização mais constante dos cruzamentos de dados das declarações dos contribuintes para evitar sonegação de impostos e melhoria do atendimento ao público, foram reafirmadas.
Segundo Hermano, a região de Uberaba segue a mesma média de registros de sonegações vistas no restante do país e a prática ilegal será combatida cada vez mais com a aplicação da tecnologia. “Temos um arsenal de informações que nos permite identificar os serviços realizados pelos declarantes, as movimentações financeiras, e até apurar se as declarações têm discrepâncias”, explica.
Em março, 48 grandes contribuintes de Uberaba foram os primeiros alvos de uma megaoperação da Receita Federal realizada em todo o país contra a sonegação fiscal. A etapa inicial desta ação será concluída neste mês.
De acordo com Mauri Luís Menin, delegado da Receita Federal em Uberaba, a fase inicial da ação foi concentrada em empresários e profissionais liberais detentores de rendimentos com altos valores.
A segunda operação será destinada às investigações daqueles que apresentarem gastos altos com cartões de crédito. Ela será feita no início do segundo semestre. E, por último, em novembro e dezembro, estarão na mira os produtores rurais.
Hermano Lemos negou que sua visita tenha sido feita para dar atenção especial às operações contra sonegação fiscal, mas garantiu que estas ações são necessárias, não só aqui, como no restante do país. “Quem insistir neste erro, enfrentará a mão forte da Receita no trabalho de fiscalização e as multas previstas”, afirma.
O superintendente destacou sua presença na região para reafirmar o compromisso da Receita em facilitar a vida dos contribuintes. “Temos aperfeiçoado os atendimentos pré-marcados e até os esclarecimentos através da internet. Tudo para evitar que os contribuintes fiquem em filas, como ocorria antigamente”, ressalta.
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,25910
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano