Sped Contábil: Números Oficiais comprovam falta de conhecimento na área

Das cerca de 150 mil empresas tributadas pelo lucro real, exatas 129.782, ou seja, 86,5% do total, já entregaram ao fisco o arquivo do Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED). Esses números, que acabam de ser divulgados pela Receita Federal


Das cerca de 150 mil empresas tributadas pelo lucro real, exatas 129.782, ou seja, 86,5% do total, já entregaram ao fisco o arquivo do Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED). Esses números, que acabam de ser divulgados pela Receita Federal do Brasil, dão conta ainda de que São Paulo, com 45.912 empresas, liderou esse volume, seguido por Minas Gerais (13.437), Rio Grande do Sul (13.434) e Rio de Janeiro (11.457).


Os dados conferem com a pesquisa publicada um mês antes do término do prazo para o cumprimento da obrigação, 30 de julho, pelo Blog (www.robertodiasduarte.com.br), um dos mais acessados no País nesta área, que consultou 540 profissionais contábeis e de tecnologia da informação, demonstrando naquela ocasião que cerca de 90% das empresas obrigadas cumpririam o cronograma de entrega à risca.


"Certamente, faltaram planejamento e preparo, e esta situação precisa ser resolvida com a máxima urgência\", avalia o autor do estudo, professor Roberto Dias Duarte, que também é diretor de alianças da Mastermaq e coordenador acadêmico da ENC - Escola de Negócios Contábeis.


Segundo ele, embora a implantação sistemática do SPED no Brasil tenha se iniciado em 2006, pouco mais de um quinto dos projetos de adequação (22%,) só teve início neste ano, porcentagem considerável quando se analisa que 7,6% tiveram início apenas dois meses antes da data limite para a entrega dos arquivos eletrônicos.


O levantamento mostra ainda que as dificuldades mais comuns encontradas pelos pesquisados ao lidar com o SPED têm sido: conhecimento e compreensão do projeto em si (31,1%); tecnologia (30,5%); adequação de procedimentos empresariais (24,9%) e aspectos contábeis (13,4%).


"Sem conhecimento profundo sobre o tema, profissionais e empresas ficam vulneráveis, perdendo prazos ou transmitindo informações inconsistentes, o que é mais grave ainda\", afirma Duarte, para quem a capacitação em torno do tema deve ser encarada como prioridade máxima nas organizações que já estão irregulares ou caminham para isso.


Para os próximos 18 meses, ele prevê o possível agravamento da situação, tendo em vista a implantação gradativa de novos projetos da área relacionados, por exemplo, a PIS-Pasep/Cofins; Folha de Pagamento (e-FOPAG) e CIAP - Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente, várias deles abrangendo também as empresas do Lucro Presumido, que correspondem à maioria dos negócios existentes no País.

Fonte: INCorporativa

http://contabilidadenatv.blogspot.com/2010/09/sped-contabil-numeros...

Exibições: 63

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2025   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço