Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Em todos os cantos do país, por onde passamos encontramos empresas contratando mão de obra para atender o SPED.
Profissionais da área contábil/fiscal, consultoria e profissionais da área de TI, com experiência estão sendo “procurados” e a oferta não tem atendido a demanda.
Os prestadores de serviços, em especial as empresas contábeis e empresas de sistemas, passam por um processo de seleção diária.
Depois da entrega do 1º arquivo da EFD-Contribuições referente janeiro de 2012 pelas empresas do Lucro Real, empresários correm contra o tempo para analisar e corrigir as informações transmitidas ao ambiente SPED.
Dados de pesquisa feita neste mês revelaram que mais 68% dos arquivos da EFD-Contribuições transmitidos serão objeto de retificação.
Com isto o empresário-contribuinte deve corrigir o quanto antes as informações já transmitidas, além disso, deve manter em dia a entrega mensal dos demais períodos, sob pena de multa.
Empresa contábil responsável pela entrega do arquivo
Muitas empesas de serviços contábeis assumiram a responsabilidade de entregar este arquivo, para tanto é preciso manter uma estrutura para atender esta exigência fiscal.
Se já havia falta de mão de obra qualificada para atender tanta complexidade que envolve a elaboração desta obrigação (EFD-Contribuições), agora o desafio foi potencializado, pois é necessário manter uma equipe para gerar, analisar e transmitir o arquivo mês a mês e, outra equipe deve trabalhar para retificar as informações já enviadas.
Este trabalho exige o comprometimento e a participação efetiva da equipe contábil/fiscal e também do empresário-contribuinte.
Arquivo a retificar é um passivo
O acúmulo de arquivos a retificar é um passivo que deverá ser honrado, sob pena de autuações.
Quem ainda não se deu conta, é preciso correr contra o tempo, pois o fisco pode “não aguardar” o prazo final de retificação, para notificar a empresa-contribuinte a prestar esclarecimentos sobre o conteúdo do arquivo transmitido.
Transmissão ideal
Em razão do prazo de recolhimento do PIS e da COFINS ter sido mantido, para evitar o acúmulo de arquivos a retificar, é importante emitir o DARF destas contribuições com base na apuração do PVA – Programa Validador da EFD-Contribuições. Para isto, é necessário acompanhar operação por operação.
Embora o prazo limite de entrega da EFD-Contribuições se dê depois do vencimento dos DARF´s de PIS/COFINS, o ideal é transmitir o arquivo e depois emitir o documento para recolhimento, desta forma todo o processo (geração, análise e validação) seria realizado até dia 25 de cada mês.
É fato, as regras e exigências tributárias mudam tanto, que está cada vez mais complicado manter “profissionais atualizados”, pois a atualização deve ser diária.
Em todos os cantos do país, por onde passamos encontramos empresas contratando mão de obra para atender o SPED.
Como contratar profissionais qualificados e atualizados em meio a tanta alteração?
Por Josefina do Nascimento
http://www.robertodiasduarte.com.br/sped-contrata-para-inicio-imedi...
Comentar
Tudo que ai foi dito e verdadeiramente correto , nos contadores temos que ficar mais nos cliente do lucro real que no escritorio, e mais ainda, sempre procurando informaçoes para que toda nota fiscal de entrada esteja sendo escriturada corretamente, nos cliente que tenho que sao lucro real conseguiram transmitir a EFD contribuiçao logico sem erros e avisos, mas sempre procurando informaçoes , principalmente neste blog do Jose Adriano, todos voces estao de parabens, e a luta continua, so espero que agora os empresarios que sempre acharam o proficionais de contabilidade em mau nescessario de mais valor.
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano