Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A partir deste ano, as empresas com declaração do Imposto de Renda com base no Lucro Real precisam adotar a Escrituração Fiscal Digital (EFD) da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins. Para tratar dos desafios de lidar com o novo elemento nos sistemas de TI, o Grupo de Usuários de Aplicativos da Oracle Brasil, Oraug-BR, realizou na manhã de hoje um encontro em São Paulo que reuniu representantes de grandes grupos e da própria companhia. Das várias dúvidas técnicas, um problema se sobressaiu: a mudança de regras do Governo e como se adaptar rapidamente para não ter problemas fiscais.
O evento contou com a apresentação do caso do Grupo Odebrecht, relatado por Valter Sousa, diretor de Aplicativos da Odebrecht. "Hoje somos uma empresa muito grande - felizmente para nós, mas infelizmente para a área de TI", declarou, com humor.
"Recebemos de 1.000 a 1.500 notas ficais por dia na Usina Santo Antônio, precisamos ter tudo em ordem na área tecnológica", afirma.
No entanto, para o executivo da construtora, é preciso dialogar com a fornecedora de soluções de TI para que as coisas aconteçam. "Reclamamos que não conseguimos influenciar, mas precisamos nos unir mais", afirma. O motivo disso é que para se adequar à prestação de contas em relação ao EFD-PIS/Cofins, a empreiteira precisou adiar a aplicação dos mais de 40 patches no ERP. "Somos uma empresa grande, qualquer código mal escrito nos afeta sensivelmente", disse.
Agora, Souza garante que a empresa está adiantada no cumprimento da obrigação fiscal. "Os patches necessários já foram aplicados", afirma o executivo. "O efeito colateral de problemas de performance, que já está sendo tratado junto ao suporte da Oracle, dado o alto volume (como na obra se Santo Antonio), é considerável um incidente grave", diz Sousa. A Odebrecht adquiriu com o parceiro fiscal Mastersaf a solução de EFD-PIS/Cofins e, desde de 1º de abril, "estamos com todo o movimento operacional adequado e agora estamos com todo o vapor trabalhando nas integrações entre nosso ERP e o repositório fiscal", completa.
A Oracle se defendeu durante o evento. Gesiane Toryi, gerente de Suporte da Oracle, afirma que a guia do usuário para o EFD-PIS/Cofins só foi liberada em fevereiro. "O Governo decidiu qual era o plano de voo quando o avião já estava voando", comparou. Mas a insatisfação com a necessidade de lidar com mais esse problema é palpável entre os empresários.
“A Odebrecht se encontra dentro dos prazos previstos para a entrega da obrigação, já aplicamos os patches necessários da Oracle e adquirimos o produto de nossa parceira fiscal, agora o foco total é na validação das integrações, que são sempre nosso calcanhar de aquiles. Trabalhamos em uma single instance, então qualquer indisponibilidade ou problema de performance é potencializado para todas as empresas do grupo e em todos países onde atuamos”, concluiu Sousa.
Isso tudo acontece também pelo aumento da responsabilidade da área de TI nas empresas. "Hoje em dia tudo é relativo à informática, então alguns problemas não são todos nossos, não podemos consertar tudo", diz Carlos Alberto Nascimento, gerente de Informação Fiscal da MasterSAF. "A responsabilidade é do mapeamento de negócios, como a empresa se organiza para repassar as informações fiscais", corrobora Rodolfo Manoel, executivo de pré-vendas da Alliance.
Para Edgar Marson, consultor da Fábrica de Artefatos Latex São Roque, a troca de experiências em grupos de usuários "é importante para que as empresas possam transmitir ao desenvolvedor do software todos os anseios". O executivo acredita que a falta de transparência e velocidade na adequação ao software demandam uma nova ótica sobre o problema. "Sabemos que o Governo brasileiro é 'criativo' na área fiscal", diz. "Mas as soluções precisam ser repensadas", define.
Bruno do Amaral 27/04/2011
http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start....
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano