Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Procedimento foi incluído pelo “Bloco K” e passará a
vigorar a partir de 1º de janeiro de 2015, segundo o contador
Emanuel da Silva Franco Jr., palestrante do “2º Fórum SPED BlueTax Minas”, que será realizado em 14 de maio, em Belo Horizonte
Se o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) já mudou profundamente o cotidiano e parte das rotinas das empresas brasileiras, a corrida para se ajustar a outras prioridades desta sistemática continua a pleno vapor. As empresas estão investindo em novos processos internos para ajudar seu controle de produção e de estoque.
Esta obrigatoriedade passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2015, por meio do “Bloco K”, inserido mais recentemente na EFD ICMS/IPI (SPED Fiscal). De acordo com o contador Emanuel da Silva Franco Jr., especializado em gestão de sistemas, cada bloco corresponde a um agrupamento de documentos e de outras informações econômico-fiscais.
“O SPED Fiscal já é uma realidade para os contribuintes de ICMS e IPI, exceto os optantes do Simples. Os estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal deverão informar os produtos produzidos e consumidos e seus respectivos estoques. Os setores atacadistas e de revenda também serão alcançados quanto aos estoques”, explica o especialista, que coordenou os projetos SPED no Grupo Usiminas.
O contador salienta que, além deste bloco, os contribuintes terão que informar o consumo específico padronizado (lista técnica), perdas normais do processo produtivo e a substituição de insumos para todos os produtos fabricados pelo próprio estabelecimento ou por terceiros.
Emanuel da Silva Franco Jr. é um dos palestrantes do “2º FÓRUM SPED BLUETAX MINAS”, que a BlueTax Treinamento promoverá no dia 14 de maio, das 8 às 18 horas, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte (MG). Sua palestra, “Bloco K”, abrirá o evento é tem o objetivo de apresentar as exigências fiscais estabelecidas para o assunto e seus impactos no processo produtivo, controles internos e procedimentos fiscais dos contribuintes obrigados à apresentação dos novos registros.
O EVENTO
O 2º Fórum também levará os participantes a refletir sobre outros assuntos do cotidiano das empresas, como os atuais impactos da Nota Fiscal eletrônica (NF-e), a visão da atuação do fisco, a busca por melhorias de controles e processos e da qualidade da informação, além da redução de riscos e da oportunidade de analisar os desafios que estão sendo ou serão vivenciados pelas empresas em 2014 e 2015.
De acordo com o coordenador científico da BlueTax Treinamento, José Adriano, sócio-diretor da GSW Minas Nordeste, o evento está dividido em seis palestras e quatro mesas debatedoras, e foi formatado de modo a reunir uma gama de especialistas nos temas relativos ao SPED e ao eSocial.
PROGRAMAÇÃO
08:00 – Credenciamento
08:30 – Abertura
08:45 – PALESTRA I: “BLOCO K”, com Emanuel da Silva Franco Jr., contador especializado em gestão de sistemas e coordenador dos projetos SPED na Usiminas
09:25 – DEBATE “BLOCO K”, com Emanuel da Silva Franco Jr. e Lucas Vieira Alves (administrador e contador, analista fiscal da CBMM e um dos responsáveis pela integração entre SAP e Mastersaf)
09:45 – PALESTRA II: “ECF (EFD-IRPJ)”, com Márcio Tonelli, contador, administrador de empresas, consultor e ex-auditor da Receita Federal (1981-2010), onde supervisionou o SPED Contábil e o FCont
10:25 – DEBATE II: Márcio Tonelli e Edson Lima (contador especializado em tecnologia e gerenciamento de projetos)
10:45 – Coffee break
11:15 – PALESTRA III: “GESTÃO DO RISCO E QUALIDADE DOS ARQUIVOS”, com Edgar Madruga, administrador de empresas, auditor da SEFAZ-GO e coordenador do MBA em Contabilidade e Direito Tributário do IPOG
11:55 – DEBATE III: “GESTÃO DO RISCO”, com Edgar Madruga e José Adriano (contador com MBA em TI, professor da PUC Minas e do IPOG, coordenador científico da BlueTax Treinamento e sócio-diretor da GSW Minas Nordeste)
12:15 – Sorteios e Intervalo para o almoço
14:00 – PALESTRA IV: “eSocial e a metodologia do Controle Total”, com Fernando Sampaio, professor, especialista em gestão, contabilidade e controladoria
14:50 – PALESTRA V: “eSocial nos Escritórios Contábeis – O paradigma da departamentalização na prestação de serviços ”, com Filemon Oliveira, contador, professor da PUC Minas e do IPOG e membro do Grupo de Estudos Tributários do CRC-MG.
15:40 – Coffee Break
16:10 – PALESTRA VI: “eSocial: Uma abordagem “fora da caixa””, com Roberto Dias Duarte, Palestrante, Articulista, Escritor, Blogueiro, Consultor, Professor e Empreendedor.
17:00 – DEBATE eSocial: Fernando Sampaio, Filemon Oliveira e Roberto Dias Duarte
17:50 – Sorteios
18:00 – Encerramento
SERVIÇO
Evento: 2º FÓRUM SPED BLUETAX MINAS
Data e horário: 14 de maio, das 8 às 18 horas.
Local: Museu Inimá de Paula, Rua da Bahia, 1.201, Centro, Belo Horizonte (MG)
Patrocinadores: GSW Soluções Integradas, Mastermaq Softwares, Mendes Brasil Consultoria e Thomson Reuters Mastersaf.
Apoiadores: CRC-MG, FECON-MG, FECOMÉRCIO-MG, FIEMG, SESCON-RJ e SINESCONTÁBIL-MG
Investimento: R$ 560,00 (vagas limitadas)
Informações: No hotsite: www.forumsped.com.br, no telefone 0800 030 1112, ou via e-mail: contato@forumsped.com.br.
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano