por Adriele Marchesini
17/06/2009
Contenção se refere apenas à redução no custo de confecção de microfichas. Executivo indica existência de ganhos em outras despesas
SÃO PAULO - A adesão ao Sistema Publico de Escrituração Digital (Sped) gerou economia de ao menos R$ 30 mil por ano à Usiminas. A informação foi passada na última terça-feira (16) por Emmanuel da Silva Franco, coordenador do projeto de implantação da norma na companhia, durante o 3º Fórum Nacional do Sped e NF-e, realizado em São Paulo pela Federação Brasileira do Direito Corporativo (Febracorp).
Conforme o executivo, a contenção se refere apenas à extinção da confecção de microfichas, substituídas pelas versões digitais. “Sempre me perguntam qual a economia. Essa é uma delas”, afirmou durante palestra, adicionando a existência de outras diminuições de custos — mais estratégicas — não divulgadas.
O Sped atua em três vertentes: Fiscal, Contábil e Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Como a Receita Federal convidou a empresas para participar do projeto piloto do sistema, todos os processos já foram adotados na Usiminas há pelo menos um ano e meio — muito antes do prazo e da média de adesão das companhias brasileiras. Para se ter uma ideia, no caso do Sped Contábil, a primeira transmissão oficial dos arquivos termina no fim de junho.
Segundo Franco, a substituição do material físico pelo digital promove economia também de espaço. Em 2006, a Usiminas gerou quase quatro mil microfichas, contendo cada uma 175 páginas do livro diário. Foram microfilmadas mais de 686 mil páginas. “Se fossemos empilhar essas páginas, chegaríamos a uma altura de 42 metros”, comparou.
Além disso, um dos principais ganhos da companhia foi na gestão operacional. No caso, novamente, do Sped Contábil, um arquivo mensal tem o tamanho aproximado der 300 megabytes, representando um total de três milhões de lançamento. A geração desse documento leva em torno de 40 minutos.
A validação, após os ajustes, dura 25 minutos, com a transmissão sendo realizada em oito minutos. “Isso em horário de utilização normal na internet. Ninguém precisou acessar fora do horário de pico”, comentou.
http://www.financialweb.com.br/noticias/index.asp?cod=58326&utm_source=newsletter_20090617&utm_medium=email&utm_content=Sped%20gera%20economia%20mínima%20de%20R$%2030%20mil%20à%20Usiminas&utm_campaign=FinancialWebNewsletter
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano