Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Conforme definido no Manual de Integração do Contribuinte 4.01, o Sistema de Contingência do Ambiente Nacional – SCAN é administrado pela Receita Federal do Brasil que pode assumir a recepção e autorização das NF-e de qualquer unidade da federação, quando solicitado pela autoridade fiscal interessada.
Seu funcionamento é o mesmo, em todo o Brasil.
Uma vez acionado pela autoridade fiscal local, os processos de autorização, cancelamento,inutilização e consulta da NF-e, devem ser direcionados aos serviços eletrônicos (Web Service) da Receita Federal.
O SCAN está preparado para receber apenas documentos com séries de 900 a 999, para controle do fisco. Portanto, ao utilizar este tipo de contingência para autorizar NF-e, a empresa deve alterar a série do documento.
Além disto, há alguns procedimentos específicos, previstos no Manual de Integração:
- Identificação de que o SCAN foi acionado pela SEFAZ;
- Geração de novo arquivo XML da NF-e com o campo tpEmis alterado para “3”;
- alteração da série da NF-e para a faixa de uso exclusivo do SCAN (900 a 999), a alteração da série implica na adoção da numeração em uso da série escolhida o que implica na alteração do número da NF-e também;
- transmissão da NF-e para o SCAN e obtenção da autorização de uso;
- impressão do DANFE em papel comum;
- lavratura de termo circunstanciado no livro Registro de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência – RUDFTO, modelo 6, para registro da contingência, informando: I – o motivo da entrada em contingência; II – a data, hora com minutos e segundos do seu início e seu término;
III – a numeração e série da primeira e da última NF-e geradas neste período; IV – identificar a modalidade de contingência utilizada.- tratamento dos arquivos de NF-e transmitidos antes da ocorrência dos problemas técnicos e que estão pendentes de retorno, cancelando aquelas NF-e autorizadas e que foram substituídas pela seriação do SCAN ou inutilizando a numeração de arquivos não recebidos ou processados.
Assim, as Notas Eletrônicas transmitidas em contingência, tipo “SCAN”, não devem ser retransmitidas em ambiente “normal”.
http://www.robertodiasduarte.com.br/sped-nf-e-preciso-retransmitir-...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano