Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Representantes de secretarias de Fazenda de estados e da Receita Federal do Brasil, além de outros responsáveis pelo desenvolvimento e evolução da Escrituração Fiscal Digital (EFD), estão reunidos até esta sexta (17), na Universidade Corporativa da Secretaria da Fazenda do Estado (UCS/Sefaz-Ba), em Salvador, para discutir os avanços na área. Eles integram o Grupo Técnico 48 da Comissão Permanente do ICMS (Cotepe), vinculada ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
O coordenador do grupo e auditor fiscal da Receita Federal, Vladimir Machado Vieira, explica que o GT 48 faz reuniões trimestrais, geralmente em Brasília, nas quais são abordados assuntos relativos ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED Fiscal). “Nessas reuniões, são discutidas regras de validação, a evolução do projeto e as necessidades de cada região. Nesta semana, trataremos de alterações para que alguns estados dispensem as suas obrigações acessórias e utilizem somente a EFD”.
Na quarta (15), o mesmo grupo participou do seminário “Novidades da EFD”, aberto ao público em geral, no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb). Voltado para empresários e profissionais das áreas fiscal e contábil de empresas industriais ou equiparadas, o evento teve o objetivo de apresentar ao público mais amplo duas novidades da EFD: a obrigatoriedade do Registro de Controle da Produção e Estoque (RCPE), através do Bloco “K”, a partir de 2016, e detalhes sobre a portaria 196/14 publicada pela Sefaz-Ba, que regulamenta as informações sobre incentivos fiscais na Escrituração.
O que é a EFD
A Escrituração Fiscal Digital é um arquivo digital, de uso obrigatório para os contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e/ou do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Ela é constituída de um conjunto de registros de apuração de impostos, referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte, bem como de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil.
A EFD é um dos projetos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e garante a padronização, a racionalização e o compartilhamento das informações fiscais digitais, integrando todo o processo relativo à escrituração fiscal, com a substituição do documento em papel pelo eletrônico.
Fonte: Sefaz BA
http://www.mauronegruni.com.br/2014/10/17/tecnicos-da-rfb-e-das-faz...
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano