Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Por Gilnei Sluminski
Repositório público, também conhecido como SPED, tem o poder de colocar lente de aumento nos problemas fiscais de cada empresa, também capaz de deixar o relacionamento mais transparente com as autoridades tributarias, possivelmente gerando "riscos tributários existentes" e não contabilizados gigantescos.
O SPED traz um agravante: o contribuinte “assina“, mesmo que digitalmente, o arquivo eletrônico, ou seja, declara que as informações transmitidas são expressão da verdade. Isso significa que a fiscalização não vai mais conferir as informações prestadas.
O Fisco realiza checagens por meio eletrônico, juntamente com as análises que o SPED realiza, como a Nota Fiscal por exemplo. Já o SPED tem sua implementação por objetivo a simplificação das obrigações acessórias, mas na realidade é a exposição “compulsória” das informações armazenadas pelos contribuintes.
Vale lembrar que o Programa Validador e Assinador (PVA) disponibilizado pela Receita Federal não é um sistema de auditoria, ele serve apenas para validar a estrutura de arquivos eletrônicos, assiná-los digitalmente e promover a transmissão para o SPED. Os cruzamentos avançados e as análises de consistência de dados são feitos internamente pelos sistemas das Receitas Federais e Estaduais.
As penalidades por conteúdo incorreto no SPED estão muito pesadas. De acordo com a Lei nº 12.873, de 24 de outubro de 2013, apresentar declaração, demonstrativo ou escrituração digital com informações inexatas, incompletas ou omitidas acarreta multa de 3% do valor das transações comerciais ou das operações financeiras contidas no arquivo.
Em 2013, a Receita Federal atingiu o maior resultado da história em arrecadações. Foram R$190,1 bilhões em autuações relativas a irregularidades tributárias. Esse aumento é fruto do investimento maciço em tecnologia e capacitação do corpo fiscal.
http://www.guiatextil.com/noticia/voce-sabe-a-importancia-de-audita...
Comentar
Sempre fui um crítico do SPED, não do projeto em si, que tem pontos positivos, como a tentativa de por ordem na bagunça dos processos tributários, neste caótico SISTEMA TRIBUTÁRIO TUPINIQUIM, que remonta a década de 70 ! Já passou da hora da REFORMA DO NOSSO SISTEMA TRIBUTÁRIO, que esta dentro das REFORMAS ESTRUTURAIS de que tanto clama o PAÍS. Porque não partiram para a REFORMA e depois para a implementação do SPED, pior que após reforma terá que sofrer AJUSTES e que não serão poucos, o gasto para as empresas será enorme. A realidade que não temos PLANEJAMENTO é só para CONSTAR, esta chegando para ficar a 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL agora DIGITAL ! E ai como ficamos ?
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano