Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Por Idiana Tomazelli, Carla Araújo e Tânia Monteiro
O governo estima que terá economia de despesas e ganhos de receitas próximos a R$ 20 bilhões com a implementação do eSocial, sistema simplificado para recolhimento de obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais. O cálculo é da Receita Federal e foi apresentado nesta quarta-feira, 29, pela Casa Civil. O eSocial integra o conjunto de medidas do programa Brasil Eficiente, que visa à desburocratização de serviços e sistemas do governo.
O eSocial integra o recolhimento de 15 obrigações devidas pelas empresas, como FGTS, contribuição previdenciária, além da prestação de informações para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged, que acompanha o mercado de trabalho formal no País) e sobre a folha de pagamento. "O eSocial é nosso maior esforço na simplificação e coleta de tributos", disse a subchefe de articulação e monitoramento da Casa Civil, Natália Marcassa.
Em 8 de janeiro de 2018, o eSocial já estará disponível para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões. Depois, a expectativa é ir estendendo o sistema às demais companhias ao longo do próximo ano.
"A estimativa da Receita é que implementação total permita que empresas diminuam o tempo gasto de 2.000 horas anuais para 600 horas anuais nesse processo", disse Natália.
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,governo-estima-impact...
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano