Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Por Rossini Gomes
Desde que começou a tomar conta do próprio negócio, há 25 anos, o empresário Paulo Roberto Carnaval conta com o auxílio de um contador para administrar suas finanças. Proprietário de dois postos de gasolina no Recife, ele explica o que o levou a contratar os serviços de um escritório de contabilidade: “Não tem como ter uma empresa sem contador. Tem que haver um profissional com habilidade para cuidar da parte fiscal, contábil e da folha de pagamento. É a pessoa que conhece o lado econômico da empresa. E tem que haver uma transparência muito grande entre ambas as partes, para que ele possa orientar direitinho, fazer a contabilidade correta. E é preciso confiar muito nele e ele, em você”, declara. E é justamente hoje que esse profissional comemora o seu dia. Um especialista de presença fundamental nas empresas, cuja ausência pode “se tornar um pesadelo”, segundo a diretora da Prolink Contábil, Fernanda Spadoni.
Muitos empreendedores acreditam que vão conseguir resolver as questões fiscais e contáveis internamente, diz Fernanda. “Esse é o grande problema, porque vivemos em um país que tem várias regulamentações, leis, enquadramentos e, principalmente, impostos a serem pagos. Já vi diversos casos de empresas que precisaram resolver grandes problemas porque não terceirizaram a parte contábil, ou pior, confiaram a tarefa a pessoas sem especialização. E o resultado disso é desastroso”, conta.
A diretora diz ainda que o contador não é apenas uma figura que fica em uma mesa repleta de papéis. Ele é responsável, conta, por funções como a inteligência financeira da empresa, o grau de endividamento, a gestão de riscos trabalhistas, tributários e financeiros e por cumprir as leis.
O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Pernambuco e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap-PE), Albérico Morais, faz um analogia e diz que “o contador é o médico da empresa”, responsável por subsidiar a tomada de decisão do negócio. “Ele analisa e aponta ao gestor o melhor caminho para que a empresa não tenha deficiência de caixa ou para evitar determinado prejuízo em determinada operação, por exemplo. Toda decisão provém da análise da contabilidade”, afirma.
Fonte: Jornal do Commercio – PE
http://www.contabeis.com.br/noticias/19922/presenca-do-contador-na-...
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano