Simplificação de tributos sai até o final do ano, afirma ministro da Fazenda

De acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a proposta do governo para simplificação de impostosficará pronta nos próximos meses e será adotada até o final de 2017. Entretanto, ainda não há data para que o projeto seja encaminhado ao Congresso.

“A simplificação de procedimentos tributários será implementada até o fim do ano. Essa é uma medida de maior importância porque hoje as empresas dispendem recursos humanos e técnicos importantes para simplesmente pagarconseguir pagar os impostos corretamente, afirmou Meirelles.

Entre os tributos que devem ser reformados e simplificados pelo governo estão o PIS (Programa de Integração Social), a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

Entretanto, os três tributos foram citados pelo ministro como casos mais complexos e que, por isso, vão exigir mais tempo para serem alterados.

“Isso é a simplificação tributária no sentido de racionalizar e simplificar toda a estrutura tributária do Brasil. Esse é um projeto com prazo maior, mas certamente muito importante. Tal qual outros projetos, que eram julgados quase impossíveis, como a questão do teto do gasto, esse é um projeto que também vamos enfrentar e temos certeza de que seremos bem-sucedidos”, exemplificou. 

Desburocratização

Ainda de acordo com o responsável pela pasta fazendária, a simplificação da estrutura tributária vira também acompanhada de medidas para reduzir a burocracia no pagamento de tributos, como a nota fiscal eletrônica para serviços e o eSocial para as empresas – que tem previsão para entrar em teste em julho.

Essas medidas, conforme explica Meirelles, estão sendo trabalhadas pela Receita Federal. O órgão está desenvolvendo sistemas eletrônicos que visam acelerar o pagamento de impostos e contribuições.

“Nós estamos fazendo um esforço muito grande de reformulação, normas e regulamentos da Receita Federal, de sistemas eletrônicos de maneira que opagamento de impostos possa ser feito de uma forma racional, simples e rápida, completou o ministro.

http://blogskill.com.br/simplificacao-de-tributos-sai-ate-o-final-d...

Exibições: 198

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Comentário de celso ramos em 9 fevereiro 2017 às 15:59

Os governos têm que para de FAZER REMENDOS nesta área. Se este GOVERNO continuar pode até fazer, mas o BRASIL, precisa de uma PROFUNDA REFORMA NO SEU CAÓTICO SISTEMA TRIBUTARIO, que é confuso, complexo, caro, improdutivo, ineficaz, demorado de ser apurado por consequência, TODA A PARAFERNÁLIA TRIBUTÁRIA, só ficou DIGITAL só isso. O nosso CFC precisa agir não é só ficar passivo e assistir.

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2024   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço