Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Pergunta:
Mauro
Em relação às empresas do LUCRO PRESUMIDO, e que tenham contribuição previdenciária incidente sobre as receitas.
Estas empresas não estão obrigadas a entregar o EFD Contribuições no que tange ao PIS e COFINS, porém sobre as contribuições previdenciárias incidentes sobre a receita, estariam obrigadas a entregar à partir de março/2012?
Atenciosamente,
—————————————————————-
Resposta de Mauro Negruni:
Prezado,
Abaixo segue um comunicado feito pela Decision IT em 07 de maio de 2012, que disserta sobre essa questão e esclarece sua dúvida:
“Atenção para o Prazo de Apresentação do Bloco P
A Decision IT chama a atenção para a obrigatoriedade de apresentação do Bloco P na escrituração EFD Contribuições para as empresas do Lucro Presumido e Real.
Conforme define a IN 1252/12, a escrituração das Contribuições Sociais (PIS/PASEP e COFINS) e Previdenciária será apresentada no Livro Digital da EFD Contribuições. Esta última – novidade – será assentada no Bloco P do referido Livro Digital.
Ocorre que muitas empresas do Lucro Presumido atentam apenas para o prazo das escriturações de PIS/PASEP e COFINS, quando deveriam atentar para o prazo da Contribuição Previdenciária sobre as Receitas. Ou seja, ainda que não seja obrigatória a apresentação da EFD Contribuições em relação aos fatos geradores de Contribuição Social (PIS/PASEP e COFINS), poderá haver obrigatoriedade quanto à Contribuição Previdenciária, a ser declarada a partir dos fatos geradores de Março/12 (competência). Neste cenário, a EFD Contribuições será apresentada apenas com o Bloco P (Contribuição Previdenciária sobre Receitas) até o seu ingresso na obrigatoriedade dos demais blocos (A,C,D,M e 1), conforme cada caso.
Para as empresas do Lucro Real que já vem transmitindo o livro das Contribuições Sociais (EFD PIS/COFINS) será necessário, se houver auferimento de receitas sujeitas a Contribuição Previdenciária, a apresentação do Bloco P.
Tanto para as empresas do Lucro Presumido como Real, o prazo de transmissão encerra-se no décimo dia útil do segundo mês subsequente aos fatos geradores.
Então, se uma empresa do Lucro Presumido auferir receitas sujeitas ao pagamento de Contribuição Previdenciária em março/12, deverá apresentar a EFD Contribuições e transmiti-la até 14/maio/12.
Abaixo, trecho da IN 1252/12:
“Capítulo II
Da Obrigatoriedade e Dispensa
Art. 4º Ficam obrigadas a adotar e escriturar a EFD-Contribuições, nos termos do art. 16 da Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, e do art. 2º do Decreto nº 6.022, de 2007:
I – em relação à Contribuição para o PIS/Pasep e à Cofins, referentes aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2012, as pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Real;
II – em relação à Contribuição para o PIS/Pasep e à Cofins, referentes aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de julho de 2012, as demais pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Presumido ou Arbitrado;
III – em relação à Contribuição para o PIS/Pasep e à Cofins, referentes aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2013, as pessoas jurídicas referidas nos §§ 6º, 8º e 9º do art. 3º da Lei nº 9.718, de 27 de novembro de 1998, e na Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983;
IV – em relação à Contribuição Previdenciária sobre a Receita, referente aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de março de 2012, as pessoas jurídicas que desenvolvam as atividades relacionadas nos arts. 7º e 8º da Medida Provisória nº 540, de 2 de agosto de 2011, convertida na Lei nº 12.546, de 2011;
V – em relação à Contribuição Previdenciária sobre a Receita, referente aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de abril de 2012, as pessoas jurídicas que desenvolvam as atividades relacionadas nos §§ 3º e 4º do art. 7º e nos incisos III a V do caput do art. 8º da Lei nº 12.546, de 2011.
Parágrafo único. Fica facultada a entrega da EFD-Contribuições às pessoas jurídicas não obrigadas, nos termos deste artigo, em relação à escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, relativa aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de abril de 2011.”
Consulte, também, o novo Guia Prático da EFD Contribuições com os detalhes do Bloco P.
Download em:
http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/efd-contribuicoes/downl...
Atenciosamente,
Equipe Decision IT”
Fonte: Decision IT (http://www.decisionit.com.br/paginas/TIFiscal/csDecisionItV2TINotic...)
Atenciosamente,
Mauro Negruni
http://mauronegruni.com.br/2012/05/24/efd-contribuicoes-pergunta-so...
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano