Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Tags:
Pessoal,
Estou com outra dúvida quanto a DRE, alguém pode me ajudar?
O registro J150 (Demonstração do Resultado do Exercício) seria a DRE que normalmente é dividida em custos de produções e demais, correto?
Como estão tratando o preenchimento desse registro quanto a divisão? Visto que não existe campo para separar o montante por centro de custo ou qualquer outro tipo de informação?
Boa tarde,
O campo de centro de custos, como foi comentado em resposta anterior não é um campo obrigatório.
Muitas consultorias tem insistido que o campo, quando utilizado, deve ser informado, mas eu não compartilho desta opinião.
Para empresas que utilizam sistemas integrados como SAP, nem sempre o centro de custos informado no lançamento contábil é o que reflete os custos, pois pode ser apenas um centro coletor que depois será rateado no módulo de Custos. O módulo de custos tem uma variedade enorme de informações e outros centros para a apuração do custo de produção e alocação de despesas que não se reflete na contabilidade.
Colocar o centro de custos no ECD não vai agregar nada à informação e só vai gerar distorções quando tentarem elaborar um custo de produção com base no que estiver lá. Os relatórios que comprovam a apuração do custo, estes sim devem ser guardados para apresentação ao fisco, se solicitado.
Se desejar incluir centros de custos na ECD, aconselho que só o faça se todos os centros estiverem nos lançamentos e efetivamente o próprio SPED possa extrair de lá uma informação direta e consistente com o custo.
Dúvida da Anistela: creio que se a sua DRE não reflete a divisão destas despesas, deve ser porque na contabilidade do diário você não deve ter lançamentos de apuração final de resultados, ou seja, você precisa transferir lançamentos de contas de apuração de custos e despesas para contas cuja função é somente demonstrar o valor apurado, por exemplo: Despesas Administrativas.
att.
Maurian Oliveira
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por