A Auditoria contábil, que tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis no que se refere ao controle do patrimônio da empresa auditada, é um instrumento indispensável para o controle organizacional, afirma o presidente da PwC (PricewaterhouseCoopers), Fernando Alves.
Nesta entrevista ao CRC SP Online, Alves comenta que a Auditoria contábil traz inúmeros benefícios para a administração da empresa, investidores, titulares do capital, Fisco e sociedade, e que o IFRS (International Financial Reporting Standards) trará mais adequação das empresas ao padrão internacional, maior transparência e melhor gestão por meio dos balanços contábeis.
Como o senhor vê a Contabilidade hoje?
A Contabilidade virou um grande desafio. É uma profissão que tem todas as condições e que elevou seu prestígio social a partir da complexidade do seu objeto de atuação. Nós estamos mudando a linguagem contábil para a linguagem internacional. O IFRS é a linguagem que hoje boa parte do mundo fala. Isso quer dizer que se o Brasil migra de uma prática contábil nacional para uma prática contábil internacional é como se o País estivesse falando a língua do mundo em matéria de negócios internacionais.
Quais as vantagens das novas normas contábeis para o profissional da Contabilidade?
O Contabilista brasileiro viverá, obviamente, alguns desafios de adaptação. Porém, ele terá como produto desses desafios um número enorme de oportunidades. O status da profissão melhora com a elevação da complexidade, de sua internacionalização e sofisticação.
No setor de Auditoria, é importante que a Contabilidade esteja socialmente valorizada?
Sim, porque nós temos um problema sério: na nossa profissão, a Auditoria nada mais é que uma especialização da profissão contábil. Então, deve haver valorização da profissão contábil como um todo.
Com a adequação das Normas Internacionais, o senhor acha que a Contabilidade ganhará projeção?
A Contabilidade, de um modo geral, já tem ganhado projeção. Hoje, no mundo todo, a profissão é muito mais valorizada do que era. No Brasil, com a introdução dessa linguagem mais sofisticada e mais complexa, é como se houvesse uma elevação do status e do prestígio social da profissão.
Com o advento do IFRS, o destino da Contabilidade mudará?
A Contabilidade tem de evoluir, de maneira formalista e prescritiva, para algo mais ligado à busca da essência de uma transação qualquer. A profissão irá evoluir, de uma abordagem formal, para uma abordagem mais ligada à essência, fato que vai requerer do Contabilista muito mais esforço de reflexão.
http://www.deleon.com.br/crcsp/2010/064/05_opiniao_a.htm
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano