Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A ferramenta de Business Intelligence (BI), utilizada em larga escala no meio corporativo para melhorar a gestão e a tomada de decisões, será implantada também na administração pública.
Mais especificamente na Bahia, graças a um Termo de Cooperação firmado entre a Secretaria da Fazenda e o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO).
Para atingir o objetivo de ampliar o combate à sonegação e ajudar a promover a ética concorrencial, foi desenvolvido o sistema BI NF-e (Sistema de Inteligência de Negócios com base em Notas Fiscais Eletrônicas).
A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria da Fazenda em parceria com a Microsoft. A expectativa é de que a sua aplicação contribua, também, para aumentar o recolhimento do ICMS.
Atualmente, 14 mil contribuintes do Estado emitem a NF-e. Apenas no mês de janeiro deste ano, eles movimentaram valor superior a R$ 25 bilhões.
De acordo com o Termo de Cooperação, após o desenvolvimento e implantação do sistema, os códigos-fonte e documentação técnica ficarão disponíveis para as demais Secretarias de Fazenda.
Até o momento, os Estados do Acre, Paraná, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o Distrito Federal já solicitaram a cessão desse sistema.
A execução técnica e operacional do Termo de Cooperação é feita através de um Comitê Gestor, composto por representantes da Secretaria da Fazenda, do ETCO e pelo Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat).
Segundo Cláudio Meirelles, superintendente de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda da Bahia, o BI NF-e é fundamental para ajudar a extrair de forma mais rápida as informações da NF-e, ofertando uma importante ferramenta à fiscalização.
“Desde a implantação da NF-e, cuja adoção pelos Estados teve um grande impacto na redução da sonegação no País, esta é a maior conquista no campo da fiscalização”, destaca Hoche Pulcherio, presidente do Conselho de Administração do ETCO.
Fonte: TI Inside
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano