Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A Secretaria de Fazenda de Goiás decidiu ampliar o universo de contribuintes obrigados a emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
A partir de 1º de maio a lista incluir os 550 produtores de carvão vegetal de florestas plantadas ou nativas.
O contribuinte não credenciado a emitir a sua própria nota fiscal deve obter o documento em qualquer unidade da Secretaria de Fazenda.
O Cadastro de Contribuintes do Estado registra, pelo código de atividade econômica (CNAE), 417 produtores rurais inscritos como produtores de carvão vegetal em floresta nativa e outros 81 de floresta plantada (geralmente de eucalipto).
O produtor que já emite a própria nota fiscal poderá obter a nota eletrônica na página da Secretaria de Fazenda na internet (www.sefaz.go.gov.br) a partir do próximo mês.
Outra medida anunciada é a implantação do regime de Substituição Tributária nas operações de autopeças e bebidas quentes, considerada indispensável para aumentar a arrecadação estadual, combater a sonegação e reduzir a concorrência desleal nos dois segmento, conforme avaliação de Simão Cirineu Dias, secretário de Fazenda.
“Em 16 outros Estados a Substituição Tributária é praticada nos dois setores e somente agora aderimos aos dois protocolos do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A decisão iguala os desiguais”, afirma o secretário.
Na relação dos que cobram o ICMS pelo regime de Substituição Tributária estão São Paulo, Mato Grosso, Brasília, Tocantins, Bahia e Minas Gerais, entre outros.
A adesão de Goiás foi feita na reunião do Confaz, realizada no início do mês, no Rio de Janeiro.
Pela proposta, o Substituto Tributário de autopeças será o remetente nas operações interestaduais e o industrial e o importador, nas operações internas.
No caso das bebidas, o Substituto Tributário será o industrial e o importador.
De acordo com a Secretaria de Fazenda, não haverá alteração na carga tributária dos dois segmentos em maio.
Os empresários dos dois segmentos pediram mais tempo para a alteração entrar em vigor.
Fonte: TI Inside
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano