Com a leva de dezembro, só empresas do Simples encerram 2010 fora da NF-e (afirmação incorreta)

Em 19/11/2010

Com o ingresso da última leva não emitirão Nota Fiscal Eletrônica - NF-e a partir de 1º de dezembro apenas as empresas do regime Simples, dentre as que emitem nota fiscal de mercadoria para outras empresas. O último grupo restante de 1º de dezembro, é formado por cerca de 600 mil empresas que emitem as notas modelo 1 e 1A, inclusive nas vendas feitas para empresas públicas.



Em 2010, incluindo a leva de 1º de dezembro, 2.679 CNAEs, entram no movimento da NF-e. “Isso significa cerca de 870 mil empresas, em 2010, migrando seus processos de emissão de notas fiscais para o ambiente eletrônico, com certificação digital, e agora caminham para o SPED - Sistema Público de Escrituração Digital”, afirma Igor Ramos Rocha, presidente de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian.



O protocolo ICMS 42 especifica que deverão utilizar a NF-e “os contribuintes que, independentemente da atividade econômica exercida, realizem operações destinadas à administração Pública direta ou indireta, inclusive empresa pública e sociedade de economia mista, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.



A Serasa Experian esclarece que para emissão de NF-e é necessário um certificado digital de pessoa jurídica, que tanto pode ser o e-CNPJ quanto o Certificado NFe. O certificado NFe é mais recomendável porque pode ser emitido para quem a empresa determinar, não necessitando ser o representante legal da empresa na Receita Federal.



A Serasa desenvolveu um aplicativo de internet por meio do qual as empresas podem, com facilidade, conferir a data em que seu segmento de atuação passa a constar entre os que devem emitir NF-e. Basta consultar o endereço a seguir e digitar o CNAE de atuação, ou parte do nome da atividade:



www.serasaexperian.com.br/certificados/consultarnfe/



“A Serasa Experian alerta para que as empresas não deixem para providenciar na última hora o seu certificado digital, a fim de terem mais opções de horários e locais para agendamento da emissão” orienta Igor Ramos Rocha. A empresa provê todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

http://www.oserrano.com.br/mais.asp?tipo=Local&id=18506

Exibições: 99

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Comentário de José Adriano em 1 dezembro 2010 às 12:59
Comentário de José Adriano em 26 novembro 2010 às 18:41
Comentário de RIVELINO FRANCISCO DE SIQUEIRA em 24 novembro 2010 às 12:36
OK! Grato pela resposta, a jo e a Luciana

Abraços,
Rivelino
Comentário de José Adriano em 24 novembro 2010 às 12:29
Rivelino, sua dúvida é pertinente, pois o artigo acima está INCORRETO quando faz esta afirmação, já que a obrigatoriedade da NF-e se baseia em Atividades exercidos, CNAE's e de algumas destinações, como para Órgãos Públicos, não excluindo em momento algum as empresas optantes do Simples. Abraços e obrigado pela contribuição, pois eu ainda não havia lido este artigo, tendo sido publicado por uma colaboradora como os demais no intuito de divulgar o artigo sem fazer juízo dele.
Comentário de RIVELINO FRANCISCO DE SIQUEIRA em 24 novembro 2010 às 8:49
DESCULPE... FIQUEI NA DUVIDA.
AS EMPRESAS NO SIMPLES NAO EMITIRAO AS NFe ? MESMO VENDENDO PARA OS ORGAOS PUBLICOS ?
FAVOR RESPONDER, POIS FIQUEI MESMO NA DUVIDA REFERENTE A ESTE COMENTARIO
rivelino.siqueira@bol.com.br

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2025   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço