Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Muitos empresários se perguntam quais são os benefícios da compliance fiscal para as empresas. Ela é uma vilã ou uma aliada? Como você sabe, a nossa legislação tributária é extremamente complexa e exige a adoção de medidas que tornem o envio de informações ao Fisco mais eficiente. Também exige providências que evitem erros ou discrepâncias no envio dessas informações.
A compliance fiscal pode ser definida como um conjunto de normas que garante a conformidade dos processos tributários da empresa. Ou seja, normatiza os processos diários de uma organização, a conferência de documentos e a guarda de arquivos digitais.
Mas quais benefícios a compliance fiscal oferece a sua empresa? É o que você vai descobrir melhor agora! Acompanhe!
Compliance significa conformidade. A compliance fiscal engloba o desenvolvimento de políticas ou de procedimentos que tornem a entrega das obrigações fiscais mais eficiente. O foco da compliance vai muito além do cumprimento de prazos, também observa a qualidade das informações fornecidas ao Fisco. Outras medidas incluem:
Implantação de uma matriz tributária: a matriz tributária visa disciplinar a relação da empresa com as autoridades fiscais. Por meio dela é possível visualizar impostos devidos e possíveis diminuições nas alíquotas de tributação.
Definição de uma agenda tributária: a agenda tributária permite controlar de forma eficiente as obrigações fiscais da empresa assim como as principais obrigações acessórias.
Melhoria do processo de entrega das informações fiscais: os processos anteriores atuam na melhoria da entrega das informações fiscais e facilitam o envio de dados na forma exigida pelo Fisco. Esses procedimentos garantem que as informações sejam enviadas de forma correta.
A compliance fiscal permite o controle apurado de todos os processos tributários da empresa. Isso oferece inúmeros benefícios a empresa, tais como:
Melhor organização: a sua empresa paga quais impostos? Quais informações deve enviar ao Fisco? O setor fiscal da empresa deve responder a todas essas perguntas para garantir um controle fiscal eficiente. O controle mais apurado do setor fiscal da empresa também permite:
conferir se os documentos digitais estão arquivados corretamente e se podem ser acessados sempre que necessário;
conferir as obrigações fiscais que precisam ser entregues e as respectivas datas;
arquivar as obrigações já entregues.
Economia: a entrega de todas as obrigações fiscais de maneira correta e observando os prazos estabelecidos em lei evita que a empresa seja multada ou sofra outras sansões legais. Isso se reflete na redução de despesas relacionadas com esse tipo de pagamento. Além disso, evita que a sua empresa sofra fiscalizações.
A compliance também deve verificar se o regime tributário escolhido pela sua empresa é o menos oneroso, o que ajuda a evitar que a saúde financeira da sua empresa seja comprometida.
Valorização da empresa: cumprir adequadamente as obrigações fiscais fará com que a sua empresa seja bem-vista por todos os seus clientes, parceiros e fornecedores o que a tornará mais valorizada. Além disso, uma empresa em dia com as suas obrigações fiscais tem acesso mais fácil a linhas de crédito, fundamental para que cresça e se destaque no mercado.
Segurança: a compliance fiscal também prega que todos os processos fiscais da sua empresa se tornem mais seguros. O processo de prevenção de fraudes envolve a implantação de auditoria interna, na melhoria da segurança da informação e um sistema eficiente de prevenção de fraudes.
Como você viu, a compliance fiscal é uma forma eficiente de garantir que a sua empresa cumpra todas as suas obrigações fiscais no prazo e evite multas e sansões fiscais. Além disso, garante que todos os procedimentos fiscais da empresa se tornam mais seguros e eficientes.
http://www.blendit.com/2019/06/17/compliance-fiscal-vilao-ou-aliado...
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano