“Este é o tema da II Turnê de Palestras Contabilidade na TV

Segundo pesquisa do CFC de dezembro de 2009, temos no Brasil 413.526 profissionais contábeis ativos – sendo 259.959 homens e 153.567 mulheres – e 72.722 organizações contábeis. Há apenas 3 anos atrás estes dados foram citados em reportagem do G1 com o título “Contábeis tem mercado de trabalho diversificado e boa empregabilidade”, e pasmem, os números eram menos da metade do que temos hoje:

“As possibilidades de emprego são bem maiores que o tamanho da categoria que possui cerca de 200 mil bacharéis atuando na área, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). “É um dos melhores mercados de trabalho. Melhor que administração e economia, que são áreas afins”, afirma a professora Christianne Calado Vieira de Melo, coordenadora do curso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Segundo ela, muitos dos alunos já terminam o curso empregados”. Fonte: G1 de 30/01/07.

E embora já sejam mais de 400 mil profissionais, o mercado é cada vez mais promissor, pois a profissão que recentemente teve aprovada sua nova lei de regência, lei 12.249/10, agora se tornou mais forte e poderosa, tal qual temos um exame da OAB, teremos a prova de suficiência do CFC. Mas a prova real já começou há tempo! A contabilidade está sendo cobrada, pois a todo momento temos mudanças cruciais para a economia e as regras do governo batem à porta das empresas contábeis em ritmo frenético, sem parar! Mas da mesma forma que vêm a cobrança, também chega o reconhecimento para aqueles que estão preparados. A contabilidade agora alcança esferas há muito tempo almejadas, agora, além de fazer parte da economia do país, a contabilidade está presente na vida política e jurídica de forma honrosa e competente.

Em recente discurso da posse do Sescon SC, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, informou que a contabilidade é hoje a 6ª profissão mais valorizada do mundo, é a 3ª profissão da Europa, e em muitos países já é a 1ª. Trata-se de um caminho sem volta e resta aos bons profissionais estudarem e se especializarem cada vez mais.

Os números não mentem e o Contabilidade na TV é prova de que o contabilistas precisa e busca estar bem informado frente ao gigantesco número de mudanças à que é submetido. Com um minuto de duração, o Contabilidade na TV é exibido desde 2007 e hoje aparece em mais de 80 emissoras de todo país, em 2008 quando o programa foi para a WEB através do Blog do Contabilidade na TV os números dispararam e atualmente são cerca de 600 visitas diárias e o twitter que entrou no ar em novembro de 2009 já possui 850 seguidores.

Por acreditar que a Contabilidade é a profissão do presente, o Contabilidade na TV deu início a mais um desafio, levar conteúdo para os contabilistas de forma direta e pessoal, através de palestras gratuitas. O evento é a II Turnê de Palestras Contabilidade na TV. A primeira edição aconteceu em 2009, “Com apenas uma palestra sobre Sped Fiscal percorremos 18 cidades e tivemos um público de 1.300 contabilistas”, diz Magda Battiston, produtora e apresentadora do Contabilidade na TV. Este ano o evento tomou corpo e o Contabilidade na TV buscou mais apoiadores educacionais para apresentar conteúdos do interesse contábil e também conseguiu o apoio de importantes entidades contábeis, começando pelo órgão maior da contabilidade no país, o Conselho Federal de Contabilidade, “o presidente Juarez Domingues Carneiro foi muito receptivo a idéia e a levou adiante, apoiando e divulgando o evento”, explica Magda.

O evento com duração de um dia vai acontecer em agosto e percorrerá as cidades de Florianópolis (17/08), Porto Alegre (20/08), Curitiba (24/08), São Paulo (26/08) e Rio de Janeiro (30/08). A Turnê é uma oportunidade e tanto para os empresários e profissionais do ramo, e para não perder esta oportunidade o Sescon Blumenau dá o exemplo, a entidade vai fretar um ônibus para levar os contabilistas à Florianópolis, local do evento em SC. “Um evento deste porte custaria a cada participante, no mínimo, uns seiscentos reais e neste caso os contabilistas participam doando um caderno universitário, não dá pra perder!”, diz Magda; ela explica também que a idéia de doar um caderno, ao invés de alimentos, surgiu na edição do evento de 2009, quando foi realizada a Turnê na Trevisan Escola de Negócios em São Paulo, “vimos que eles trabalhavam desta forma, a qual achamos interessante, pois é um evento educacional e a entrada é uma doação para a educação”, diz a produtora do Contabilidade na TV.

O conteúdo da II Turnê de Palestras Contabilidade na TV será bem diversificado começando com a palestra Show: “Economizar e lucrar, basta clicar!”, com Cia. TE-ATO de Teatro, de forma descontraída, a trupe interpreta a trajetória de um escritório contábil despreparado para atender seus clientes e que passa por grande transformação após aderir as tecnologias WEB, economizando tempo e dinheiro, e aumentando o valor agregado dos serviços contábeis. Os participantes do evento também vão poder conferir conteúdos de suma importância para a classe, pois os evento vai levar informações práticas sobre a nova lei para o controle do ponto eletrônico que entra em vigor em agosto; detalhes sobre os procedimentos para certificação digital; uma visão empresarial sobre o impacto do crescimento econômico na estrutura organizacional e nas relações internas das empresas; o novo perfil do profissional contabil e os desafios e oportunidades para as empresas contábeis.

Para aqueles que também acreditam que a contabilidade é a profissão do presente, a II Turnê de Palestras Contabilidade na TV é uma oportunidade imperdível!” (Fonte: Contabilidade na TV)


By Roberto Dias Duarte | julho 23, 2010

http://www.robertodiasduarte.com.br/contabilidade-a-profissao-do-pr...

Exibições: 71

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2025   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço