De: spedfiscal [spedfiscal@set.rn.gov.br]
Enviado em: qui 22/7/2010 16:14
Assunto: Informativo SPED Fiscal: EFD e Regime especial de atacadistas de drogas e medicamentos
O regime especial de tributação aos contribuintes atacadistas de drogas e medicamentos é opcional, sendo necessário, para a sua concessão, a manifestação expressa do contribuinte, através de requerimento apresentado na Unidade Regional de Tributação – URT do seu domicílio fiscal, dirigido ao Secretário de Estado da Tributação, conforme modelo anexo ao Decreto nº 17.034/03, e suas alterações posteriores.
O requerimento deve ser assinado por representante legítimo do contribuinte ou procurador legalmente constituído e instruído, dentre outros, com recibo de entrega gerado pelo Ambiente Nacional da EFD, relativos às operações e prestações realizadas no mês antecedente ao do protocolo do requerimento, exceto para estabelecimento inscrito no Cadastro de Contribuintes do Estado (CCE/RN) que ainda não tenha iniciado suas atividades no RN, hipótese na qual o referido regime especial poderá ser concedido, desde que atendidas as seguintes condições:
I – integre grupo empresarial cuja matriz esteja inscrita no cadastro de contribuintes de outro Estado há pelo menos cinco anos;
II - a matriz apresente faturamento médio mensal no último trimestre, igual ou superior a R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de Reais);
III – comprove, através de arquivos da EFD ou SINTEGRA, que a matriz efetua operações com as mercadorias indicadas em quaisquer dos CNAE previstos nos incisos do caput do art. 1º do Decreto nº 17.034/03, há, no mínimo, 120 dias;
IV – comprove que a matriz encontra-se regular com suas obrigações tributárias principal e acessórias e não inscrita na Dívida Ativa do Estado em que está situada.
Caso o contribuinte não tenha sido dispensado da entrega dos arquivos do SINTEGRA, deverá apresentar, além do recibo de entrega da EFD, o do SINTEGRA, referente à totalidade das operações de entrada e saída relativos às operações e prestações realizadas no mês antecedente ao do protocolo do requerimento, com o registro fiscal dos tipos 10, 11, 50, 54, 60-A, 60-R, 61, 70, 74, 75 e 90.
Somente poderá usufruir deste regime especial de tributação o contribuinte que, dentre outros, seja emitente de Nota Fiscal Eletrônica - NF-e e utilize a Escrituração Fiscal Digital – EFD.
O contribuinte poderá efetuar operações com mercadorias não indicadas nos CNAEs previstos nos incisos do caput do art. 1º do Decreto nº 17.034/03 no percentual de até 20% do total de suas operações.
São obrigações do contribuinte beneficiado por este regime especial, dentre outras, ser emitente de NF-e, usuária da EFD, além de ter que informar, mensalmente, os totais do inventário físico do estabelecimento, através dos registros do Bloco H da EFD.
O contribuinte será excluído do regime especial de atacadistas de drogas e medicamentos quando, dentre outros, deixar de entregar à Secretaria de Estado da Tributação, nos prazos previstos na legislação, informações de suas operações, constantes em arquivos magnéticos, demonstrativos, EFD e demais documentos ou registros fiscais ou contábeis e de informar, mensalmente, os totais do inventário físico do estabelecimento, através dos registros do Bloco H da EFD.
Atenciosamente,
Luiz Augusto Dutra da Silva
Representante do RN no SPED Fiscal - GT48
Coordenadoria de Fiscalização - COFIS
Secretaria de Estado de Tributação - SET/RN
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano