Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
O Diário Oficial de Alagoas publicou na edição do dia 18 de outubro ato de descredenciamento de Microempreendedores Individuais (MEI) da obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
O assunto já havia sido discutido entre a Secretaria da Fazenda e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) porque os empresários cadastrados no MEI faziam parte dos contribuintes listados em Instruções Normativas que estabeleceram a obrigatoriedade de emissão da NF-e.
Segundo Jacque Damasceno Júnior, assessor da Diretoria de Tributação da Fazenda, as empresas que aderiram ao MEI não estão obrigadas a usar a NF-e. “Essa nova figura jurídica não precisa emitir nenhum modelo de nota fiscal, muito menos eletronicamente”, afirma.
O enquadramento na NF-e é feito por atividade econômica e engloba todos os contribuintes dos segmento determinados, explica Silvio Rocha, lidere de negócios da NF-e. Por esse motivo, diz ele, não há como separar os microempreendedores individuais.
“Mas eles não precisam emitir o documento. Se quiserem, contudo, podem requerer isso”, acrescenta.
A relação com os nomes de todos os estabelecimentos descredenciados pela Fazenda será divulgado pelo órgão no site www.sefaz.al.gov.br. O ato publicado tem efeito retroativo a contar do dia 1º de abril.
Fonte: TI Inside
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano