Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A Junta Comercial do Rio de Janeiro (JUCERJA) calcula que até dezembro serão abertas 40 mil novas empresas no Estado do Rio de Janeiro. A expectativa do órgão é dar mais agilidade a esse processo.
O primeiro passo nesse sentido foi a implantação do Sistema de Registro Integrado (Regin), que permite a realização do processo de abertura de empresas pela internet, contribuindo para tornar mais rápido o registro.
Por enquanto o Regin está disponível em algumas regiões, mas a ideia da Jucerja é de que possa ser estendido, em breve, para todo o Estado.
Mesmo assim, Carlos De La Rocque, presidente do órgão, acredita que um grande desafio a ser superado é a demora de algumas prefeituras municipais em conceder alvarás para funcionamento das novas empresas.
“Estamos rompendo algumas barreiras e, provavelmente, até o meio do ano que vem a maioria das empresas poder se registrada em 48 horas”.
Atualmente, são necessárias 72 horas para obtenção do registro na Jucerja, do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e a inscrição estadual.
O crescimento do Estado é apontado como outro fator que está contribuindo para o surgimento de novas empresas. “Acho que o Estado está crescendo como um todo. O astral do Rio de Janeiro está mudando. As perspectivas de negócio são interessantes. A nossa renda média cresceu mais do que a média nacional”, afirma De La Rocque.
Se a previsão de abertura de 40 mil empresas se confirmar, o número representar um acréscimo de 10% em relação ao total de empresas abertas no ano passado.
Os segmentos mais procurados para a abertura de novos empreendimentos são vestuário e acessórios; restaurantes, bares e similares; perfumaria e cosméticos; informática.
Fonte: TI Inside
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano