Matéria que teve minha colaboração. Abraços.
10/09/2009
Em pesquisa feita pelo IOB, constatou-se que as empresas estão correndo atrás do comprimento da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para seus negócios. O estudo mostra que dos 21% das empresas que ainda não foram obrigadas a aderir ao sistema, 53% pretendem antecipar a implementação.
“Cerca de 52% das empresas já estavam obrigadas desde abril do ano passado e 28% desde julho desse ano”, acrescentou Jose Adriano, diretor de soluções da IOB. “Algumas empresas nem sabem que existe essa obrigatoriedade, que começou num protocolo em 2007 e que saiu um novo esse ano”, disse.
O aviso foi através do Diário Oficial e a desinformação das empresas as deixam vulneráveis às autuações. “Em SP, a empresa que já é obrigada e não aderiu está sujeita a multa de 50% do valor da operação e, em MG, é de 40%”, relatou Jose Adriano.
Quando questionado se há dificuldade por parte das empresas em arranjar soluções para seus negócios, o diretor afirmou que existem hoje mais de 300 soluções para NF-e, observou apenas que é preciso levar em consideração não só o negócio, como também o ambiente tecnológico dele.
“O processo de implantação abrange a integração do gerador de nota e o ambiente da empresa. O que há de problemas nele é que essas soluções tem que gerar arquivo xml e eles muitas vezes acabam contendo erros, tanto que até desenvolvemos uma solução para validação e auditoria desse documento antes de envia-lo para o Fisco”, enfatizou Jose Adriano.
O diretor explicou ainda que o xml com erro de formato não é validado pelo Fisco e nesse caso a empresa também estará sujeita a autuação. Porém, o Fisco só consegue verificar falhas de formato, os erros de conteúdo só podem ser percebidos em processos mais avançados.
Por Ana Victorazzi
http://www.executivosfinanceiros.com.br/noticias_mostra.asp?id=498
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano