Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
"Segundo o representante da RFB, a implementação do novo sistema deve ocorrer a partir de 2018."
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) segue preparando os seus técnicos para a implementação do novo programa de registro do Governo Federal chamado Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Uma videoconferência para esclarecer a relação entre o eSocial e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi realizada nesta quinta-feira (11/8) com a participação de representantes das áreas de arrecadação, recursos humanos e contabilidade das Administrações Regionais de todo o Brasil.
A reunião foi organizada pelo Departamento de Administração e Finanças (DAF) e contou com a presença do gestor de Arrecadação e Coordenador-Geral de Gestão de Cadastros da RFB, Daniel Belmiro Fontes. Ele explicou como será o funcionamento do eSocial dentro do SPED, apresentou as vantagens do novo modelo e também destacou aspectos específicos que merecerão atenção do SENAR, como comercialização da produção rural da pessoa física e PJ/Agroindústria, informações da Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD-Reinf) e apuração do valor devido da contribuição para a entidade por estabelecimento e por empresa contribuinte.
Daniel Belmiro Fontes
Fontes elogiou a iniciativa do SENAR Brasil em estreitar o relacionamento com os multiplicadores que integram o Consórcio do eSocial nos Estados e no Distrito Federal. “O objetivo é atualizar todos os envolvidos nesse novo modelo que vai se relacionar de forma diferente com o contribuinte. Isso é muito importante, pois vai mudar o comportamento do contribuinte. A intenção é ser mais simples e transparente para, dessa forma, ampliar a arrecadação e gerar menos riscos. Estou muito satisfeito com essa rede que está sendo formada, da qual o SENAR faz parte. Precisamos levar um modelo de mudança de cultura e orientação e esse é o caminho”, ressalta.
Segundo o representante da RFB, a implementação do novo sistema deve ocorrer a partir de 2018. A chefe do DAF, Rosanne Zarattini, destaca que a videoconferência teve a intenção de esclarecer dúvidas e nivelar o conhecimento dos técnicos do SENAR. A entidade já preparou a segunda edição da cartilha, com linguagem simples e didática para orientar produtores e contabilistas a se adaptarem à novidade. A publicação esclarece o que é o eSocial e a EFD-Reinf, o que vai mudar, quais as vantagens, quais os órgãos envolvidos no projeto e qual é o impacto no setor rural.
“Estamos comprometidos em prestar orientação ao público ligado ao meio rural. Esta postura proativa de promover ações conjuntas com os órgãos públicos que integram o comitê gestor do eSocial faz toda a diferença no entendimento que nosso público terá do novo programa”, observa Rosanne.
Rosanne Zarattini, chefe do DAF
eSocial
Por meio do sistema, as empresas passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substitui o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.
Assessoria de Comunicação do SENAR
Fotos: Tony Oliveira
(61) 2109-4141
senar.org.br
canaldoprodutor.tv.br
facebook.com.br/SENARBrasil
twitter.com/SENARBrasil
http://www.spedbrasil.net/forum/topics/esocial-senar-debate-relacao...
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano