Governo exonera conselheiros envolvidos no caso de corrupção na Receita Federal

Integrante temporária do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), Meiga Sack Rodrigues, foi exonerada por fazer parte do esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal. Além de Meiga, outros seis conselheiros foram dispensados pelo Ministério da Fazenda. A Operação Zelotes trata do esquema ilegal que anulava ou reduzia multas aplicadas pela Receita Federal a empresas.

Meiga era representante dos contribuintes na Carf. O pai dela, Edison Pereira Rodrigues, foi apontado pela Polícia como um dos mentores do esquema. Ela presidia o 1.º Conselho de Contribuintes, e por isso as empresas a procuravam com o pedido de anular ou reduzir as autuações da Receita. Meiga tinha a ajuda de servidores, outros conselheiros e de ex-conselheiros.

Foi confirmado rombo de R$ 6 bilhões aos cofres públicos, até agora. Mas, o prejuízo causado por este esquema deve chegar a R$ 19 bilhões, de acordo com a PF. Isso motivou o Ministério da Fazenda a abrir uma consulta pública para mudar o regimento interno do Carf. O objetivo é melhorar a gestão do Conselho e ampliar a transparência e o controle.

Outras dispensas
As exonerações foram publicadadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 29 de abril. Nele também constam as dispensas de Valmir Sandri e Moisés Giacomelli Nunes da Silva, conselheiros com a mesma função de Meiga; Marcelo Oliveira da presidência da Terceira Câmara da Segunda Seção de Julgamento do órgão; Maria da Conceição Arnaldo Jacó, José Valdemir da Silva e Arthur José André Neto – todos a pedido.

Fonte: CNM

http://www.mauronegruni.com.br/2015/04/30/governo-exonera-conselhei...

Exibições: 175

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2024   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço