Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Prezados.
Afinal, parece que as Normas Internacionais IFRS chegaram de fato no Brasil. Nos últimos anos, tenho lido muito material escrito sobre Normas Internacionais IFRS, e raramente há algo escrito com alguma consistência ou por profissionais que realmente transfere conhecimento sobre o Assunto.
No último dia 08-02-2012, a Comissão de Valores Mobiliários publicou Ofício Circular CVM, acesso pelo Link:
http://www.cvm.gov.br/port/atos/oficios/OFICIO_CIRCULAR_CVM_SNC_SEP...
Neste Ofício, a CVM está determinando que as empresas elaborem seus Manuais de Políticas Contábeis.
Isto é muito obvio, para profissionais que detém algum conhecimento de Normas Internacionais IFRS, entretanto a CVM com toda sua estrutura de profissionais e respaldados por consultores renomados, apenas agora está se manifestando sobre o assunto.
Em 2004, publicamos um artigo mencionando que na prática, as empresas deveriam elaborar seu próprio manual de políticas contábeis. Afinal em 2004, já tinhamos 10 anos de experiência em Normas Internacionais IFRS, e sabiamos o que estavamos falando.
Naquele momento o mercado se valia de basicamente de regras ditas e conhecidas pelo mercado de (Conforme Nosso Auditor) O Auditor ditava as práticas contábeis.
Veja o que escrevemos em 2004
http://www.ifrs.com.br/ifrs2010/publicacao/01.htm
Em 2006 publiquei o Livro IFRS Manual de Contabilidade Internacional, tratando das questões de Apresentação e Divulgação, Apesar disto resolvi dedicar o Primeiro Capitulo para as questões de Políticas Contábeis. No livro novamente citei que a adoção das Normas Internacionais IFRS, têm como ponto Inicial a elaboração do Manual de Políticas Contábeis. em 2006, já tinhamos 12 anos de experiência em Normas Internacionais IFRS, e convicção sobre o que Estavamos Escrevendo.
Veja o que escrevemos em 2006, sobre políticas contábeis.
http://www.multieditoras.com.br/produto/PDF/500881.pdf
Aqui mesmo neste grupo, já mencionei que não é possível entender como um Auditor consegue concluir os trabalhos de auditoria em uma empresa que não têm o Manual de Políticas Contábeis. Isto é um Absurdo.
Enfim, passaram se 4 anos e somente agora a CVM conseguiu visualizar a importância do Manual de Políticas Contábeis. Imagine como foi conduzido o Balanço de Abertura destes Balanços.
Enfim.
Parece que o IFRS chegou.
Abraços
João José
© 2025 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano