Ações ostensivas de combate à sonegação fiscal foram intensificadas no ano passado.
A Secretaria de Estado de Fazenda, por intermédio da Receita Estadual, em conjunto com órgãos externos de fiscalização e controle, especialmente com o Ministério Público de Minas Gerais, intensificou, em 2013, ações ostensivas de fiscalização e controle voltadas para a repressão de crimes contra a ordem econômica, tributária e relações de consumo.
O combate ao crime organizado se mostrou mais eficaz quando foi tratado como um problema de Estado e não isoladamente por um ou outro órgão.
Sob essa perspectiva, várias ações conjuntas foram realizadas e novos parceiros se juntaram à força-tarefa, tanto de grupos de inteligência, como de execução. Dentre os principais em 2013, foram parceiros da SEF o Exército Brasileiro, a Secretaria de Estado de Defesa Social – SEDS (Polícias Militar e Civil) e a Polícia Federal.
Os alvos das ações da fazenda estadual foram contribuintes de setores com maior constatação da prática de irregularidades e crimes contra a ordem tributária, tais como, combustíveis, bebidas, eletrônicos e autopeças. Os resultados obtidos foram expressivos, com a constituição de créditos tributários no valor total de R$ 371 milhões, apreensão de 393 volumes de documentos e copiagem de aproximadamente 100 terabytes de arquivos eletrônicos, além das prisões de sócios de empresas e contabilistas por práticas comprovadas de crimes.
Também foram realizadas diversas operações de combate à pirataria, contrabando e descaminho, especialmente junto a shoppings populares na região metropolitana de Belo Horizonte.
Para 2014, novas ações estão sendo planejadas pela Secretaria de Estado de Fazenda em conjunto com os demais órgãos parceiros, reforçando o compromisso de combate às organizações criminosas especializadas em sonegar impostos.
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano