Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Dois suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada em sonegar impostos foram presos em Minas Gerais nesta terça-feira (8). De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), os investigados criavam empresas de fachada utilizando nomes de pessoas inscritas em concursos públicos.
A dupla teria movimentado ilegalmente mais de R$ 17 milhões e os beneficiários no esquema seriam grandes atacadistas do Ceasa, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Para combater o esquema fraudulento foi deflagrada a operação "Nota Zero", em que foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão em Belo Horizonte, Patos de Minas e Confins. Os documentos foram expedidos pela Justiça de Patos de Minas.
Fraude
Com o auxílio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) e da Polícia Civil, o MPMG investigou um amplo e elaborado esquema de sonegação fiscal envolvendo a constituição fraudulenta de centenas de microempreendedores individuais (MEI).
Segundo o órgão responsável pela ação, para a criação dessas pessoas jurídicas os suspeitos pegaram indevidamente os nomes e os dados cadastrais de mais de 200 pessoas espalhadas pelo país. Essas informações, conforme apurado, foram obtidas mediante acesso a bancos de dados de inscrições em concursos públicos.
Participação
De acordo com o Ministério Público, a empresa de um dos presos na operação intermediava a venda das mercadorias supostamente comercializadas pelos MEIs. Contudo, os produtos tinham como destino final grandes atacadistas estabelecidos na região do Ceasa. O outro preso seria responsável por coordenar as fraudes que beneficiavam os atacadistas.
Três promotores de Justiça, 17 auditores fiscais, um delegado de polícia e 22 policiais civis participaram da operação.
http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/opera%C3%A7%C3%A3o-nota-zero...
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano