Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A Secretaria de Fazenda do Mato Grosso começou os testes com a Nota Fiscal do Comércio Eletrônica (NFC-e), a exemplo do que já ocorre nos Estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Neste momento do projeto, cinco empresas do Mato Grosso estão trabalhando na equipe técnica e operacionalizando a NFC-e em ambiente de testes, mas a previsão é que a partir de maio de 2013 as demais empresas possam utilizar este novo modelo de nota fiscal.
No Estado, 12,8 mil contribuintes do varejo já utilizam a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e estarão aptos para o novo modelo.
Além de racionalizar a operação do contribuinte, uma das vantagens da NFC-e é a redução de custos, já que dispensa a utilização de impressoras fiscais específicas, mapas de caixa e lacres, interventores técnicos. A emissão também exige menor volume de papel.
Segundo Vinícius José Simioni da Silva, superintendente de Informações do ICMS da Secretaria de Fazenda, a NFC-e aproveitará a estrutura atual dos contribuintes e está sendo concebida em conjunto pelo Fisco e os contribuintes, para atender todas as partes relacionadas, com ganhos mútuos.
“Além do contribuinte, o grande beneficiado será o consumidor, que poderá optar por receber o documento fiscal, por exemplo, em seu e-mail. O cidadão terá mais ferramentas para acompanhar o seu imposto pago. Ele poderá entrar no portal da Secretaria de Fazenda e verificar a validade do documento fiscal recebido, assegurando a idoneidade da operação”, pontua.
Desde 2008, as empresas brasileiras já emitiram 5 bilhões de NF-e e, hoje, a média é de 180 milhões de notas por mês.
A NFC-e surgiu como uma alternativa aos atuais equipamentos Emissores de Cupom Fiscal (ECFs) utilizados no varejo.
http://www.tiinside.com.br/16/10/2012/mato-grosso-testa-a-nfc-e-com...
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano