Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
A Secretaria de Fazenda do Mato Grosso emitiu aviso de cobrança para 5.037 contribuintes omissos na entrega de arquivos do Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) referentes ao ano de 2007.
O prazo para o cumprimento da exigência foi prorrogado para o dia 30 de novembro. Caso a situação não seja regularizada, o trânsito de mercadorias do contribuinte passará a ser afetado, já que as multas serão inseridas no Sistema de Conta Corrente Fiscal.
Em maio, a Secretaria da Fazenda notificou 39,3 mil empresas para regularização da entrega dos dados, dos quais 5 mil não sanaram a pendência e já receberam os avisos de cobrança. Somando todas as multas, foram enviados R$ 212,8 milhões em avisos de cobrança.
“As multas podem ser reduzidas, e muito, se a empresa entregar os arquivos do Sintegra. O foco desta ação é a informação, o controle fiscal sobre as operações realizadas no Estado. É feito um acompanhamento constante sobre o contribuinte onde estas informações são fundamentais, mesmo nas operações onde não há tributação. São informações necessárias para o acompanhamento da cadeia tributária e cruzamento de dados”, destaca Marcel Souza de Cursi, secretário da Fazenda.
Sobre as reduções de multa, o contribuinte que simplesmente entregar os dados do Sintegra dentro do prazo já prorrogado recebe cerca de 30% de redução sobre a multa.
O contribuinte ainda pode utilizar o Fundo Estadual de Desenvolvimento Social (Funeds), quitar em parcela única, e ter outros aproximados 60% de desconto sobre a multa.
As penalidades pelo descumprimento da obrigatoriedade estão previstas na Lei nº 7.098/1998.
Atualmente, como regra geral, todos os contribuintes do Mato Grosso estão obrigados à entrega de arquivos do Sintegra, sempre até o dia 15 de cada mês.
Nestes arquivos devem constar todas as operações realizadas no mês anterior, conforme dispõe o Convênio ICMS 57/95 e a Portaria nº 80/99.
A exigência não se aplica aos contribuintes que usam a Escrituração Fiscal Digital (EFD), o microprodutor rural, o Microempreendedor Individual (MEI) e os contribuintes com Inscrição Estadual Virtual.
Para cumprir com a obrigação da entrega do arquivo, o contribuinte/contabilista deve gerar um arquivo no leiaute estabelecido no Manual de Orientação do Convênio ICMS 57/95 e submetê-lo ao Programa Validador do Sintegra, em seguida deve transmiti-lo para a Secretaria de Fazenda, com o uso da internet.
O Programa Validador do Sintegra e o Programa de Transmissão Eletrônica de Documentos estão disponíveis na internet.
http://www.tiinside.com.br/15/10/2012/contribuintes-devem-entregar-...
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano