MT - SPED - EFD ICMS/IPI - Apura irregularidades na venda de veículos

Sefaz tranca estoque de garagens de veículos para verificar operações

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) efetuou na última semana o trancamento do estoque de 10 garagens de revenda de veículos usados situadas em Cuiabá e Várzea Grande, para verificação da regularidade das operações comerciais realizadas em 2011. As empresas terão até esta sexta-feira (27.01) para apresentar ao Fisco estadual a nota fiscal correspondente de entrada e saídas dos veículos nos seus estabelecimentos.

A ação fiscal foi realizada em razão da exclusão, em 2011, dos respectivos estabelecimentos do regime de estimativa para recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) relativo às operações de saídas internas de revenda de veículos usados. As dez empresas fiscalizadas e outras nove foram desenquadradas da estimativa pela Sefaz devido ao descumprimento dos critérios previstos para o regime nos artigos de 87-A e 87-I do Regulamento do ICMS do Estado de Mato Grosso (RICMS/MT).

Por conta disso, a Sefaz efetuou a ação fiscal para verificar a regularidade das operações desses contribuintes (como emissão de documento fiscal correspondente à operação, regularidade cadastral, entrega de Escrituração Fiscal Digital) no ano de 2011. Enquadradas ou não no regime de estimativa, as empresas devem, obrigatoriamente, emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e apresentar ao Fisco arquivos de Escrituração Fiscal Digital (EFD) das operações, dentre outras obrigações acessórias.

O estoque trancado das 10 garagens compreende 262 veículos. “Nos próximos dias, a Sefaz vai efetuar a verificação nas outras garagens excluídas do regime, bem como estenderá a operação a todas as empresas do setor”, ressalta o superintendente de Fiscalização da Sefaz, Último Almeida de Oliveira.

Com a cassação do regime de estimativa, os 19 estabelecimentos passaram a ser obrigados a promover o recolhimento do ICMS mediante regime de apuração normal aplicável à respectiva atividade econômica. Assim, o imposto que deixou de ser pago em 2011 deverá ser recolhido pelo regime normal, com os respectivos acréscimos legais, inclusive multas.

Pelo regime de estimativa, a Sefaz especifica o valor do imposto a ser recolhido, em cada mês, por cada empresa de determinado grupo econômico, para que seja atingido o montante fixado em um exercício financeiro. O valor por estabelecimento e global é estimado com base em dados declarados pelos contribuintes e em outros de que dispuser o Fisco, como produção, preço, faturamento médio etc.

Em 2012, 119 empresas do ramo de revenda de veículos renovaram adesão ao regime de estimativa, para recolherem, juntas, cerca de R$ 1 milhão de ICMS. A ação foi realizada pela Superintendência de Fiscalização (Sufis), por meio da Gerência de Fiscalização de Veículos, Varejo, Medicamentos e Supermercados (GFVM).

Fonte: SEFAZ/MT

http://www.robertodiasduarte.com.br/sefazmt-apura-irregularidades-n...

Exibições: 240

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Comentário de Pollyana Flores Maciel em 15 fevereiro 2012 às 11:09

Em atuação preventiva e de orientação a contribuintes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do segmento de revenda de veículos usados, a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) iniciou nesta terça-feira (14.02) nova ação para conferência da regularidade fiscal das operações realizadas por estabelecimentos da Baixada Cuiabana. Nesta terça-feira, foi verificada a regularidade de cumprimento de obrigações tributárias relativas ao ICMS em 28 estabelecimentos.

Foi averiguado se os contribuintes estavam em situação regular na emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de entrada e saída de veículos e na entrega de arquivos de Escrituração Fiscal Digital (EFD) correspondentes às respectivas operações. Também foi checado se a natureza das operações constantes dos documentos fiscais correspondia ao efetivamente praticado (veículos para demonstração, veículos em consignação mercantil etc), visto que, para cada situação, há um tratamento tributário específico.

A execução da ação fiscal foi precedida de cruzamentos eletrônicos de dados dos contribuintes entre a base de informações da Sefaz e de outros órgãos e entidades, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O superintendente de Fiscalização da Sefaz, Último Almeida de Oliveira, explicou que a ação foi motivada pelo considerável aumento de comercialização de veículos usados em Mato Grosso, o que se faz necessária a difusão do risco fiscal, para incentivar o cumprimento voluntário da obrigação tributária, ou seja, sem qualquer incidência de penalidades. “Nos próximos dias, a Sefaz estenderá a operação a outras empresas do segmento”, ressalta.

Na hipótese de identificação de irregularidades, os contribuintes são intimados a efetuar o pagamento do ICMS devido sem desconto (operações regulares do segmento de veículos usados têm redução de 95% na base de cálculo para efeito de tributação do ICMS), mais multa. No caso de veículos desacompanhados de documentação fiscal, a multa é equivalente a 30% do valor da operação.

A ação também é uma forma de resguardar o consumidor, na medida em que a emissão de documento fiscal é uma obrigação do estabelecimento vendedor e direito do adquirente. Ao exigir a nota fiscal, o consumidor garante que está transacionando com empresa idônea, ou seja, cumpridora de suas obrigações comerciais e fiscais, bem como que a mercadoria tem procedência. Também garante seus direitos em relação às mercadorias adquiridas e contribui com o Estado na arrecadação do ICMS para investimento em políticas públicas.

A Associação dos Revendedores de Veículos de Mato Grosso (Agenciauto) acenou com receptividade à ação da Sefaz, no sentido de que a medida contribui para formalizar o segmento e aumentar a concorrência leal. A Agenciauto representa 196 estabelecimentos de Mato Grosso, o equivalente a cerca de 40% do total de empresas de revenda de veículos do Estado.

Fonte: SEFAZ/MT

http://www.robertodiasduarte.com.br/sefazmt-verifica-regularidade-d...

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2024   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço