Blog da BlueTax moderado por José Adriano
Blog da BlueTax
Como a campanha eleitoral omitiu o tema, só temos o discurso de posse da presidente Dilma no Congresso Nacional como fonte. Ela mesma afirmou depois que ele contem um resumo das prioridades de seu governo para cada área. Então vasculhei o discurso em busca de pistas, e compartilho aqui meus ´achados´.
Uma análise numérica das palavras revela que 'tecnologia' foi citada quatro vezes. 'Brasil' e/ou 'brasileiro/a' teve 64 citações. 'povo' teve 15, ´mulher´ teve 10, 'saúde' teve oito, 'educação' teve 5, 'internacional' duas e 'informação' apenas uma!
A única citação explícita à 'tecnologia da informação' cita seu 'uso intenso, a serviço de um sistema de progressiva eficiência e elevado respeito ao contribuinte'. Vejo ai um 'Leão' cada vez mais voraz: o 'big brother fiscal', com o monitoramento online das receitas, da contabilidade e dos estoques das empresas.
Torço para que o 'elevado respeito' se transforme em leis de proteção ao contribuinte: a implementação do SPED Fiscal, NF-e e 'agregados' está baseada apenas em uma Emenda Constitucional (que permitiu o compartilha¬mento de dados sobre os contribuintes entre diferentes órgãos do governo) e um conjunto de portarias (na sua maioria da Receita Federal). Ou seja, esse quadro está juridicamente incompleto: não há Lei Complementar nem Lei Ordinária sobre o tema, que defina p.ex. limites para o uso dos dados coletados. Só um exemplo para pensar: os estoques de um insumo necessário à produção podem ser usados para autuar a empresa fornecedora, se os impostos pagos por esta parecerem incompatíveis com as vendas para seu cliente?
As três citações restantes da 'tecnologia' fazem alusão à qualidade do ensino para 'nos conduzir à sociedade da tecnologia e do conhecimento' - além da qualidade, será preciso ensinar tecnologia! -, à 'capacitação federal na área de inteligência e no controle das fronteiras' - isto é, por órgãos de governo novamente -, e, finalmente, no 'forte' apoio ao 'desenvolvimento científico e tecnológico' (confiado a um Ministro político, formado em Economia, e derrotado nas eleições).
Fiquei frustrado pela omissão dos planos para a TV Digital e o Plano Nacional de Banda Larga. O uso da TI para tornar toda a economia mais eficiente (não só o Estado!), também não foi citado. Queremos saber por quê!
http://www.administradores.com.br/informe-se/administracao-e-negoci...
© 2024 Criado por José Adriano. Ativado por
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano