A Secretaria da Fazenda vai participar na quinta-feira, 16, às 8h30, do Fórum SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e Governo Digital promovido pela Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg) e Consulcamp Auditoria. O gerente de Informações Econômico-Fiscais, Marcelo de Mesquita Lima e o coordenador do SPED Fiscal da Sefaz, Carlos Gusmão de Carvalho vão apresentar a estratégia adotada pela Sefaz para implantar a Escrituração Fiscal Digital (EFD). “Partimos dos maiores para os menores contribuintes. A inclusão teve início com 500 estabelecimentos, atualmente são dois mil e a partir de julho teremos um total de nove mil incluídos na EFD”, detalha Marcelo Mesquita. Outros 21 mil contribuintes devem ser incluídos até o final do ano, quando o processo deve ser finalizado.
O evento é voltado para empresários, contadores e pessoas ligadas à administração das empresas e segundo o gerente é uma oportunidade para desmistificar a EFD. “Trata-se de um processo razoavelmente simples porque o contribuinte já tem experiência com arquivos digitais. Ele deixa de usar a Declaração Periódica de Informações (DPI) e Sintegra, por exemplo, para enviar a EFD” explica. O coordenador do SPED Fiscal da Sefaz, Carlos Gusmão de Carvalho, explica que a EFD, além de substituir os livros fiscais, inclui várias obrigações acessórias, como o inventário do estoque e o controle do ativo imobilizado. “O processo será simplificado para o contribuinte”, afirma.
O fórum, que será realizado no auditório da Acieg, ainda contará com a participação de consultores com experiência na implementação do SPED em São Paulo.
A Secretaria da Fazenda também já divulgou a EFD e tirou dúvidas dos contribuintes em reuniões com o Sindipão, na FIEG, e com o Conselho Regional de Contabilidade. Nos próximos dias o assunto também será discutido com o Sindicato dos Contabilistas.
Fonte: SEFAZ/GO
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano