sexta-feira, 9 de outubro de 2009, 15h46
A Secretaria da Fazenda do Espírito Santo firmou protocolo com a Sefaz/SC para substituição do Siafem, sistema responsável pela execução dos orçamentos e das operações financeiras e contábeis do Estado, pelo Sigef Sistema Integrado de Gestão Fiscal), utilizado em Santa Catarina.
O Siafem (Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios) foi implantado no Espírito Santo em janeiro de 1997. Como o Serpro, que foi o órgão responsável pela sua elaboração, já sinalizou que não há previsão de evolução tecnológica do sistema, os Estados que o utilizam estão buscando alternativas para acompanhar o progresso tecnológico das ferramentas de TI.
Entretanto, a Sefaz/ES renovou recentemente o contrato com o Serpro para assegurar o suporte ao Siafem por mais um ano. Além disso, o Serpro ofereceu à Secretaria da Fazenda a transferência de conhecimento e a capacitação de técnicos para implementação da Certificação Digital nos sistemas do órgão.
O protocolo com a Sefaz/SC foi firmado no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e prevê a cessão do Sigef sem ônus. “Toda a gestão financeira do Estado é registrada no Siafem, garantindo efetiva transparência às contas públicas. Portanto, a evolução do sistema será tratada com prioridade pelo governo estadual”, afirma Bruno Negris, secretária da Fazenda do Espírito Santo.
Está prevista a criação de um plano de trabalho conjunto para a transferência dos programas-fonte e da documentação referente ao sistema, e para prestação do apoio tecnológico.
A implantação do novo sistema demandará inúmeras ações, entre as quais a customização do sistema catarinense para o padrão utilizado na Sefaz/ES. Antes de entrar em operação, o novo sistema ficará disponível em ambiente de homologação, para que os usuários possam fazer testes. Depois disso, entrará em produção.
Segundo Dineia Barroso, subsecretária do Tesouro, paralelamente ao protocolo, a Secretaria está propondo ao Comitê de Tecnologia do governo estadual a criação do Grupo Gestor e do Grupo de Trabalho. O primeiro para atuar na gestão estratégica da implantação do novo sistema, enquanto o segundo ficará responsável pelo desenvolvimento de ações operacionais, garantindo que a ferramenta atenda às necessidades do Estado.
Além de representantes da Sefaz, participam dos grupos profissionais das Secretarias de Economia e Planejamento, de Controle e Transparência e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).
http://www.tiinside.com.br/GestaoFiscal/News.aspx?ID=151456&C=
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano