--------------------------------------------------------------------------------
De: spedfiscal [mailto:spedfiscal@set.rn.gov.br]
Enviada em: 8 de setembro de 2009 17:14
Assunto: Sped Contábil - Esclarecimentos - FCONT - Equivalência patrimonial
1 – As empresas controladas apuraram os seus respectivos resultados de 2008 pela Lei 11.638. Esses resultados foram utilizados pelas controladoras para registrar o resultado da equivalência patrimonial. Há necessidade de algum ajuste no FCONT para esses casos, considerando que não houve lançamentos de ajuste nas controladoras e que o valor da equivalência patrimonial será ajustado no LALUR, qualquer que seja o seu valor?
Considerar que já adotava a prática ajustando tais registros no LALUR e, por isto, não tratar os lançamentos referentes a essa prática no FCONT.
2 - Uma empresa já adotava uma prática contábil para atender a exigências de mercados onde ela tem ações negociadas em bolsa (exemplo: exigência do US GAAP), e tinha o aval da CVM para adotar essa prática. Se, em decorrência da Lei 11.638/2007 e 11.941/2009, essa prática para a ser obrigatória no Brasil, como a empresa deve proceder?
Considerar que só a partir da vigência das leis 11.638/2007 e 11.941/2009 a prática contábil que já era utilizada pela empresa passou a ser obrigatória no Brasil e, por isto, considerar os lançamentos correspondentes como ajustes da Lei 11.638/2007, registrando-os no FCONT.
Exemplo: Perda por Impairment e Ajuste a Valor presente
Fonte: Supervisor do Sped Contábil
Atenciosamente,
Luiz Augusto Dutra da Silva
Plantão Fiscal e Representante do RN no GT48 - SPED Fiscal
Coordenadoria de Fiscalização - COFIS
Secretaria de Estado de Tributação - SET/RN
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano