SPED - EFD Pis/Cofins - RFB deve alterar prazos de entrega e dispensar obrigações do ano-calendário 2011

O SESCON-SP tem atuado fortemente junto à Receita Federal do Brasil manifestando a preocupação dos empresários contábeis e dos contribuintes sobre a obrigatoriedade de entrega da Escrituração Fiscal Digital do PIS/COFINS.


Em virtude de aceno positivo do órgão em relação às nossas reivindicações, estamos otimistas de que, ainda neste mês de dezembro, seja publicada uma instrução normativa contemplando a dispensa da exigência fiscal dos meses do ano-calendário de 2011; a mudança da obrigatoriedade inicial da escrituração para as empresas optantes pelo Lucro Real a partir de janeiro de 2012 e para as empresas do Lucro Presumido a partir de julho de 2012, dentre outras novidades.


Considerada a etapa mais complexa do Sistema Público de Escrituração Digital, a EFD-PIS/COFINS tem gerado inúmeros problemas aos contribuintes, tendo em vista o grande universo de dados detalhados a serem apresentados e ainda a necessidade de adoção de sistemas antes do cumprimento da exigência.


Por isso, o SESCON-SP, ao lado de toda a classe contábil de São Paulo e do País, tem trabalhado para evitar grandes transtornos tanto para o Fisco como para os contribuintes brasileiros.


Ficamos satisfeitos pela sensibilidade da Receita Federal do Brasil em olhar para as dificuldades das empresas e atender os nossos pleitos.


Importante salientar que, em paralelo a essas novidades, aqueles empreendedores que ainda não adotaram controles internos de gestão no seu negócio, que o façam o mais breve possível, pois disso depende o bom cumprimento dessa obrigação acessória, que veio para ficar.


Assim que tivermos notícias da publicação da instrução normativa, informaremos a todos.


Atenciosamente,
José Maria Chapina Alcazar
Presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP

 

Fonte: SESCON/SP

Exibições: 3950

Comentar

Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!

Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano

Comentário de José Adriano em 22 dezembro 2011 às 7:15
Comentário de vinicius de souza barreira em 15 dezembro 2011 às 19:18

Deveriam estabilizar as versões dos validadores pelo menos por um ano.

Comentário de José Adriano em 15 dezembro 2011 às 15:38

Vejam a Fenacon também pedindo "crédito" pela prorrogação...

EFD PIS/COFINS deve ser dispensada no ano-calendário 2011

A Receita Federal do Brasil deverá publicar nos próximos dias Ato que visa dispensar a obrigatoriedade na entrega da Escrituração Fiscal Digital do PIS/COFINS, referente ao ano-calendário 2011 para empresas do lucro real, bem como o adiamento da entrega do SPED PIS/COFINS para empresas tributadas pelo lucro presumido - competência 01/07/2012, em diante. Essa ação significa uma grande vitória do Sistema Fenacon que nos últimos tempos tem se empenhado em resolver essa e outras questões.

Isto, conforme publicado nas edições 621 (23/11) e 625 (06/12 – leia abaixo a íntegra) do Fenacon Notícias. Inclusive este tema foi tratado diretamente com o Secretário da Receita, Carlos Alberto Barreto, durante a realização da 14ª Conescap.

A reunião, requerida pela Fenacon, que tratou deste pedido contou com a participação efetiva dos sindicatos filiados.

Para o presidente da Fenacon, uma vez confirmada essa expectativa, será mais uma importante conquista. “O Sistema Fenacon está atento às necessidades e dificuldades das empresas brasileiras em todo o País. Isso tem mostrado que o nosso empenho diário tem gerado importantes vitórias”, disse Pietrobon.

A Fenacon está atenta ao acompanhamento deste pleito de interesse de toda a classe empresarial contábil brasileira e tão logo obtenha novidades a respeito será divulgada em seus canais de comunicação.

Leia aqui o Fenacon 625

Foto

Reunião ocorrida na Receita, em 06/12 (Fenacon Noticias 625)

Comentário de Taumar Benicio Filgueiras em 15 dezembro 2011 às 11:16

Considero que dispensar não vai melhorar em nada o andamento, as modificações e a importância que o SPED ICMS e o SPED PIS/COFINS trazem ao contribuinte e ao fisco. Deveria ser recebido, sem multas e com advertências de erros para que o contribuinte desatento ou não informado, possa corrigir e fazer seus SPEDs com informações precisas, que é o correto. Não sei ai no Sul e Sudeste mas aqui no Ceará tem muita gente que não sabe nem o que isso.

Comentário de Elisabeth Ap Rodrigues em 15 dezembro 2011 às 10:54

Como ja foi comentado , a que falar da importancia dos representantes de empresas do grupo de trab SPED e demais entidades no mérito da questão .....

Comentário de Glauter M Coelho em 15 dezembro 2011 às 10:35

Somos 2 então Lídia :)

Comentário de Lídia Paula em 15 dezembro 2011 às 10:32

Como consultora de projeto ...só tenho a agradecer....SESCON_SP.

Comentário de José Adriano em 15 dezembro 2011 às 10:10

Olá Glauter, entrega do Lucro Real de janeiro em março e do Presumido de julho em setembro, é isto que se estima... Abs.

Comentário de Glauter M Coelho em 15 dezembro 2011 às 9:50

Prezados,

Dentro dos desdobramentos colocados, há neste momento alguma estimativa para os novos prazos ?

Abs

Comentário de José Adriano em 15 dezembro 2011 às 9:02

É importante ressaltar que os méritos não só do Sescon, mas também dos representantes das empresas e das software-houses nos grupos de trabalho do SPED e de outras Entidades de Classe. Abs.

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2024   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço