B2B magazine > Canais > Vida Digital
8 de setembro de 2009 às 13h04
Para auxiliar as empresas a se adequarem ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a IOB publica a 1ª edição do livro “SPED: Sistema Público de Escrituração Digital”, escrito por dois especialistas no assunto, Osmar Reis Azevedo e Paulo Antonio Mariano.
Fórum Dossiê SPED: A B2B quer saber a sua opinião. Participe em http://www.gpadrao.com.br/sped
O SPED atende às necessidades do fisco de reunir as informações das empresas em um único banco de dados, que é compartilhado entre as esferas do governo municipal, estadual e federal. A novidade possibilita o cruzamento de dados padronizados e uniformes, além de diminuir a quantidade de obrigações a serem entregues pelos contribuintes, colaborando assim para a economia de tempo e recursos.
O desafio das empresas pode ser ilustrado por uma pesquisa realizada pela IOB no final do ano passado com 223 empresas, com faturamento entre R$ 3 milhões e R$ 15 bilhões, que mostrou um dado revelador: 90% dessas empresas cometeram algum erro fiscal em 2007. Com a informatização do sistema por conta do SPED, eventuais erros serão mais facilmente identificados, gerando multas e sansões às empresas.
O livro além de apresenta com detalhes cada uma das três vertentes do novo sistema - SPED Fiscal (EFD), SPED Contábil (ECD) e NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) – e explica como os contribuintes devem se adequar a ele.
Para melhor esclarecimento dos procedimentos, a publicação traz diversos exemplos práticos de escrituração, layouts do sistema, perguntas e respostas e também a legislação básica que disciplina o SPED. Trata-se de uma obra fundamental para o trabalho diário de contadores, advogados, supervisores e analistas que militam na área fiscal.
http://www.b2bmagazine.com.br/web/interna.asp?id_canais=4&id_subcanais=13&id_noticia=24339&pg=
Você precisa ser um membro de Blog da BlueTax moderado por José Adriano para adicionar comentários!
Entrar em Blog da BlueTax moderado por José Adriano