Bom dia Pessoal, venho informar que no dia 12/03/2012 a receita federal através do portal nacional da NFe, está disponibilizando o download dos arquivos xml com as assinaturas de origens, mas para fazer isso, é precisa está com o certificado digital. Essa ferramente esta disponivel na consulta da NF-e , após colocar a chave da nfe desejada, basta rolar até o fim da pagina e logo abaixo estará a opção de download. Obs.: A Receita só está disponibilizando os arquivos para os certifcados que tenha o mesmo CNPJ (destinatario) o qual a nota foi emitida, isso nos casos das notas de fornecedores. Para quem perdeu seus arquivos de emissão, já podem recuperar por esta ferramenta.

Espero que essa noticia agrade muita gente, pois para mim, foi uma benção.

Abraço a todos!

Exibições: 12942

Responder esta

Respostas a este tópico

Nobre amigo Antônio Junior, muito obrigado pela informação, é gratificante compartilhar conhecimentos.

Meu querido amigo Alcimar, estamos aqui para ajudar uns aos outros!

Abraço!

Pessoal,

Vocês sabem se existe algum prazo máximo para download dos arquivos? Eu vi no site da Sefaz de SP que o prazo máximo é de 60 dias...

Obrigado.

Pessoal,

Consegui baixar arquivos de 2009 no site da receita federal. Portanto não restrição de prazo.

Download de arquivo XML está disponível,porém cuidado, este não sub...

19 março, 2012

Desde o dia 12/03/2012 a Receita Federal através do portal nacional da NFe,  está disponibilizando o download dos arquivos xml com as assinaturas de  origens.Essa  ferramenta esta disponível na consulta da NF-e , sendo que, após a digitação da  chave da nfe desejada (assim é necessário ter o DANFE em mãos), vá até o fim da  página e logo abaixo visualizará a opção de download.

Conforme usuários a Receita só está disponibilizado os arquivos para os  certificados que tenha o mesmo CNPJ (destinatário), o qual a nota foi emitida,  assim, é o caso de download das NFe de  fornecedores.

Esse arquivos gerados não substituem os arquivos originias, pois não dá  para extrair a assinatura criptografada que é o gerado oficialmente pela Receita  ou pela SEFAZ no ato do retorno da Nfe autorizada, porém, é uma alternativa para  localizar os XML emitidos no período, bem como, uma ferramenta para entrar em  contato com o fornecedor e pedir o arquivo extraviado ou não  recebido/encaminhado na época própria.

Estes arquivos podem somente  servir para escrituração e não para guarda.

Em tese, poderá ter esses XML “Cópia” mas fiscalmente falando, precisaria do  original. (emitido pelo fornecedor)

Segue link para da download http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=res...=

Cabe esclarecer que esta obrigatoriedade não dispensa aos contribuintes o  envio para o destinatário, transportadora e a guarda efetiva.

 

http://taniagurgel.com.br/?p=6702

Caro José Adriano.

Tenho que descordar com sua observação em que os arquivos fornecidos pela receita não substituem os arquivos enviados pelos fornecedores, pois consutei o arquivo enviado pelo fornecedor e o arquivo que baixei pela receita. as assinaturas são iguais, seja a assinatura do certificado como tambem os códigos criptografadas geradas pela receita. Para tirar essa dúvida, basta apenas consultar os seguintes campos do arquivo xml "DigestValue", "SignatureValue", "X509Certificate" e "digVal". Já sobre download feitos por outros aplicativos que não seja da RFB através portal nacional NF-e, esses eu não garanto vir com as assinaturas originais.
Concordo plenamente com o José Adriano. Baixei alguns arquivos e comparei com o original disponibilizado pelo emitente. Os arquivos são idênticos. As únicas diferenças que percebi é que não foi informada a tag "" e no protocolo (tag de versão).

Senhores: se os arquivos não são iguais porque a RFB iria disponibilizar para download? qual o intenção de disponibilizar bara baixa arquivos que não servem para armazenamento? tentei baixar alguns XML de 2009 que meus fornecedores não enviaram na época, mas não consegui. Alguem sabe de algo?

Boa tarde Nazareno. você esta fazendo o download pelo Mozilla ou pelo explore? pois eu só estou conseguindo fazer pelo explore, é o unico navegador que reconhece o certificado digital.

Colega Antonio Junior, Estou usando o Explore. E quanto a validade dos arquivos, são ou não válidos para armazenamento?
Obrigado pelas informações.

Nazareno, após analizar os arquivos, com pegando o arquivo que o fornecedor enviou mais o que baixei na receita os campos que "DigestValue", "SignatureValue", "X509Certificate" e "digVal" que possuem os códigos criptografados batem perfeitamente. Hoje estive verificando no portala da nf e já foi publicado a NT 2012/002 a qual esta esplicando as situações de download das notas fiscais (MLX). Em fim, eu estou considerando esses arquivos pois validei os mesmo pelo proprio pragrama da RFB que é o visualizador de nfe, o qual verifica a estrutura do arquivo xml, assinatura do repositório de nfe e por ultimo verifica a situação do repositório. Em questão do tag de versão, sinceramente, não encontrei esse campo para poder argumentar. Por isso estarei entrando em contato com a RFB para tirar essa dúvida, mas como você mesmo expois assima "se os arquivos não são iguais porque a RFB iria disponibilizar para download?". Assim que tiver uma resposta da receita eu irei publica.

Responder à discussão

RSS

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2025   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço