Bom dia a todos

Para os que já pesquisaram sobre o assunto tenho 3 situações onde não poderei utilizar o campo fator na tabela de rubricas, e sim o campo quantidade que será enviado no movimento da folha

1) PTS/Bienio/Quinquenio: geralmente um percentual a cada x anos, e nos primeiros anos não existe a verba, a principio atualmente temos apenas um evento, e ai dependendo de quantos anos o funcionario trabalha na empresa, é calculado o percentual ao funcionario. Se formos levar em conta o layout e o campo fator, teremos que ter uma conta para cada percentual diferente.

2) adicional noturno, ou periculosidade, ou outros: atualmente tenho tambem apenas uma verba para estes adicionais, dependendo da categoria/função o percentual pode variar, da mesma forma acima, se formos usar o campo fator, teremos que ter um evento para cada percentual diferente

3) contribuições sindicais (confederativa e outras) tem sindicados que é 1% tem outros que é 2% tem outros que é calculado um percentual diferente dependendo do mes, e não é cobrado todos os meses.

Em ambos os casos acima, no software que trabalhamos temos apenas um evendo para cada natureza Ex
temos apenas um evento adicional de periculosidade
e dependendo do percentual jogamos isso na tabela de movimento da folha dentro do holerith do funcionario

a princpio pretendemos continuar desta maneira. Alguem já estudou as tabelas e verificou um problema com esta abordagem ?

Exibições: 792

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde, tudo bem?

O entendimento que acredito ser correto, é que cada Rubrica deverá ser informada de acordo com sua natureza, informações tributárias e fatores existentes.

Ou seja, você tem em determina empresa a incidência de adicional noturno que varia (por exemplo) em três percentuais (20%, 30% e 35%)
O correto é registrar 3 (Três) Rubricas com a mesma natureza "1205 Adicional noturno " com os seus respectivos fatores, ficariam assim (Exemplo):
1. Adicional Noturno 20%;
2. Adicional Noturno 30%; e
3. Adicional Noturno 35%.

Isso permite a rastreabilidade da informação em seu sistema, o controle das informações históricas e detalha as sua verbas (rubricas) na medida que é a proposta de detalhamento há de vir com eSocial, atualmente estamos acostumados a informar o total de determinada verba nas obrigações acessórias ex.: O total das horas extras.

Geralmente os sistemas de folha contempla a possibilidade de se criar mais de uma verba com a mesma natureza calculando o percentual almejado/informado automaticamente sem que haja necessidade de alterações no holerite, verifique com seu suporte se há essa possibilidade e como realiza-la.
Pelo que pude entender, (se interpretei corretamente sua duvida), é que haverá a necessidade de alterar processos e procedimentos na geração da sua folha de pgto.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Boa tarde Rafael

Existe 2 cenários para o problema
Um é o departamento pessoal RH de uma empresa

Outro é de um escritório de contabilidade, onde pode se chegar a ter mais de 500 empresas em um único escritório, e isso se desmembra em N situações.

As verbas de adicional noturno, periculosidade, insalubridade, por mais que tenham percentuais diferentes, até seria possível voce ter uma rubrica para cada situação, até mesmo porque até pelo que eu vi, se o adicional noturno para determinado funcionário de determinada categoria é 20% ele continua 20% até ele se aposentar salvo mudança na legislação, função ou dissidio

Agora quando se fala em
Anuenio
Bienio
Trienio
Quatrienio
Quinquenio
E ai soma ainda vem o PTS que pode ser uma tabela progressiva semelhante a tabela de INSS ou mais complexa

Neste caso, dependendo da quantidade de anos trabalhados, existirá uma rubrica diferente, ai neste caso, acredito que vai ficar confuso para o usuario, talves esteja enganado, atualmente não trabalhamos assim, temos apenas uma conta de anuenio, e em determinado ponto do sofware colocamos a regra para o calculo e o resto o sistema se vira lançando no holerith a rubriga, e no campo quantidade o percentual pago ao funcionario.

Se for aplicada a regra do percentual direto na rubrica, ai teremos que mudar isso

Eu até entendo que neste caso, caberia talves não o fator, e sim o campo qtde no holerith do funcionario.

Sinceramente, temos sempre tendencia a entender as coisas para facilitar o nosso dia dia, e nem sempre, ou melhor em se tratando do e-social, não necessariamente as coisas serão mais simples.

Existe alguem que vai criar uma rubrica para cada percentual, ou vai fazer algumas rubricas pelo campo qtde no holerith do funcionario ?

Sim eu postei nos 2 foruns, por acreditar que existem usuarios que podem não participar de ambos

Responder à discussão

RSS

Apoio

http://picasion.com/

Receba a Newsletter Diária

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Apoio

© 2025   Criado por José Adriano.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço